Quem trafega pela Avenida Roque Vernalha já percebeu que um dos semáforos instalados ao longo da via está há meses apenas indicando o sinal de alerta. A situação, que se prolonga, se deve a um problema de software que está sendo corrigido pela empresa contratada para colocar em funcionamento os equipamentos semafóricos em Paranaguá. Por isso, segundo as estimativas do Poder Público Municipal, em mais uma semana a situação tende a ser resolvida.
O subdiretor do Departamento Municipal de Trânsito, Clodoaldo Alves Leandro, informou que em dois pontos da cidade o semáforo não está em funcionamento. Os locais são os cruzamentos na Roque Vernalha com a Rua Arthur de Souza Costa e a Rua Nestor Victor com a Rua Barão do Rio Branco. “A empresa contratada pela prefeitura já foi notificada e deu um prazo de até 20 dias para solucionar a questão. No caso da Avenida Roque Vernalha, o ajuste tecnológico precisa ser feito para assegurar o sincronismo entre os equipamentos”, explicou.
MAIS SEGURO
Na opinião dos motoristas as ruas da cidade estão mais seguras quando o assunto é travessia ou passagens em cruzamentos. O empresário Carlos Barbosa Azevedo, morador na Vila Paranaguá, disse que em um primeiro momento estranhou a presença de vários semáforos ao longo da Roque Vernalha, uma vez que acreditava que os aparelhos deixariam o trânsito mais lento e engarrafado. No entanto, como houve a sincronização, tudo ficou melhor. “O trânsito flui bem e a segurança dos pedestres está assegurada. Por isso, parabenizo o município pela iniciativa”, destacou. Azevedo, que tem um comércio em um dos cruzamentos da Roque Vernalha, falou que até mesmo os clientes da loja se mostram mais dispostos a visitar a empresa. “Eles conseguem atravessar a rua com mais tranquilidade”, falou.
O pedestre Antônio Carlos Martins, que mora no Jardim Eldorado, ressaltou o fato de a Avenida Roque Vernalha ter melhorado muito nos últimos três anos. Neste período, ele disse, houve mais infraestrutura para a segurança dos usuários. “Tivemos este ganho e segurança, com faixas sinalizadas e agora os semáforos instalados em cada quadra, inclusive com sinal para pedestre, situação que eu não acreditava que poderia existir por aqui se me questionassem há alguns anos”, complementou.
CRÍTICA PONTUAL
Mas nem tudo foi elogio ao trabalho da administração, pois o estivador Élcio de Souza reclamou a presença de redutores de velocidade em locais inadequados. “Ainda temos lombadas que antecedem semáforos. Algumas foram retiradas, mas há outras que seguem impedindo a melhor fluidez dos carros”, mencionou, exemplificando as ruas Manoel Corrêa e Manoel Pereira como dois casos a serem revistos pela Secretaria Municipal de Obras.