Como uma avenida pavimentada e que contém calçamento e ciclovia pode mudar o humor das pessoas que vivem nas regiões transformadas pelas obras? Segundo os moradores em diferentes pontos da Avenida Belmiro Sebastião Marques, o trabalho de estruturação da via, que acontece gradativamente desde o segundo semestre deste ano, é um divisor de águas para quem vive nos bairros adjacentes da avenida e que desacreditavam nas promessas de mudanças do local.
A dona de casa Ana Maria Rosa dos Santos disse que a transformação foi radical e agora sente vontade de andar pelo bairro onde vive, o Jardim Ouro Fino. “Posso sair em segurança, sem ter que andar na areia ou na lama, dependendo da intensidade da chuva. Além disso, quando um veículo qualquer passava, tomávamos um banho de poeira”, lembrou. Para ela, que agora tem uma estruturada calçada para caminhar, o novo modelo da Avenida, que ainda está em fase de obras em muitos pontos, é um motivo de orgulho e satisfação. “Ninguém pode reclamar, pois tudo ficou muito bom. Hoje caminho com o meu filho em segurança e com tranquilidade”, ressaltou.
A poucos metros dali, na região da Vila dos Comerciários, o morador Ernane José Magno também destacou a qualidade das obras. “Não foi só colocar o asfalto, mas as ações vieram acompanhadas de sistema de drenagem, instalação de manilhamento, além de uma excelente calçada para os pedestres”, comentou. Para ele, que vive na região há quatro anos, o termo qualidade de vida nunca foi tão real para os moradores nas localidades cortadas pela Avenida Belmiro Sebastião Marques. “Demorou, mas aconteceu”, disse.
Já a dona de casa Vera Lúcia Nunes só lamentou o fato de alguns moradores no bairro, e que seriam vizinhos das obras, já terem falecido sem acompanhar o andamento das mudanças ao longo da via. “Sou moradora desde 1996 e sei que ver a avenida como está foi o sonho de muita gente que já se foi”, observou. No entanto, ela comemora o fato de as futuras gerações terem a oportunidade de viver em um bairro mais qualificado em termos de pavimentação asfáltica e de mobilidade urbana. “Andar de bicicleta, por exemplo, será um prazer e não mais um problema”, afirmou.
BID EMPRESTOU R$ 7,5 milhões
As obras na Avenida Belmiro Sebastião Marques seguirão acontecendo até o ano de 2017. Até lá, a pavimentação asfáltica com asfalto a quente seguirá sendo colocada e as calçadas e ciclovias instaladas de modo padronizado. Os recursos para a implantação das ações foram obtidos pelo Poder Público municipal por meio de um empréstimo, a fundo perdido, com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a operação financeira girou em torno de R$ 7,5 milhões.