A Operação Volta às Aulas da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança prossegue até o dia 17 em escolas municipais de Paranaguá. Na manhã de terça-feira, 14, a equipe composta por guardas municipais, fiscais e policiais militares esteve na Escola Manoel Viana orientando motoristas e conscientizando pais e responsáveis sobre como seguir nas vias com segurança.
A guarda civil municipal Mirian Gomes de Souza, da Seção de Educação para o Trânsito, disse que o intuito é conscientizar todos para o uso correto da via, pedestres, ciclistas, motoristas, e motociclistas. “A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está junto conosco fiscalizando as vans assim como a Polícia Militar. Passamos a orientação de que todos têm o seu espaço e que este deve ser respeitado pelos demais. Nas áreas escolares os condutores devem redobrar a atenção devido ao grande fluxo de pessoas”, destacou. As vans escolares foram fiscalizadas com o intuito de verificar se não haviam irregularidades.
Equipe orienta motoristas em frente a Escola Manoel Viana
Mirian disse que a presença da Guarda Civil Municipal e da PM faz diferença também para as crianças. “A presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar é muito importante na formação do sujeito. Para que eles nos vejam como pessoas que estão ali para servi-los e protegê-los, mas que todos devemos fazer a nossa parte”, observou.
De acordo com ela, os condutores reagem muito bem a campanha.“Os condutores reagem muito bem. Eles gostam da nossa presença e da importância que estamos proporcionando à sociedade”, avaliou.
Durante a Operação Volta às Aulas, as escolas estão sendo ouvidas para saber quais problemas enfrentam com relação ao trânsito. “Esse ano abrangemos mais o número de escolas assistidas. Estamos verificando também as dificuldades da escola no que diz respeito à sinalização e vamos encaminhar um relatório para o setor responsável para que juntos possamos melhorar cada vez esses locais assistidos. Frisamos que a fiscalização será contínua”, afirmou.
As vans escolares estão passando por fiscalização
Dia 20 será iniciada uma campanha sobre estacionamento na Avenida Belmiro Sebastião Marques, e em março haverá o Projeto Trânsito na Escola.