Os motociclistas passarão a contar com um bolsão preferencial de parada nos cruzamentos de avenidas de grande circulação de veículos, motos e bicicletas em Paranaguá. Isso porque, na sessão ordinária de quinta-feira, 16, o então projeto de lei que trata da novidade para o trânsito local, de autoria do vereador Nóbrega (PRTB), foi aprovado pelos vereadores da Casa de Leis.
Segundo o vereador, que é Guarda Civil Municipal, o espaço preferencial (bolsão) deverá ficar localizado antes da faixa de pedestre, cerca de cinco metros, de modo a fazer com que os motociclistas, no instante da abertura do sinal semafórico, não precisem mais dividir a via com os demais veículos, evitando possíveis toques com os automóveis e, consequentemente, evitando acidentes.
Nóbrega foi o autor da ideia que busca reduzir conflitos no trânsito
Com a aprovação em segunda votação, a primeira ocorreu na sessão ordinária do dia 14, caberá ao Poder Executivo regulamentar a presente lei, no que couber, no prazo de 30 dias contados da data de sua publicação. Ao órgão responsável pelo trânsito dentro do município de Paranaguá, caberá fiscalizar e promover campanhas de orientação permanente sobre o assunto. “Acreditamos que os bolsões vão proporcionar maior segurança para motociclistas e ciclistas, além de diminuir o conflito com autos no momento da largada do semáforo. Buscamos, com isso, aumentar o respeito das motos à linha de retenção e a faixa de travessia, bem como dar maior visibilidade às motocicletas junto às travessias de pedestres. Por fim, entendemos que a lei vai contribuir para a redução do número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres nos cruzamentos em Paranaguá”, disse o vereador Nóbrega.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Paranaguá
Foto de capa: Ilustração