Quem trafega pela Alameda Coronel Elísio Pereira já percebeu que o trânsito ficará mais lento na via. Isso porque, a prefeitura instalou uma nova lombada nas proximidades do Estádio Nelson Medrado Dias. Com isso, os motoristas terão que reduzir a velocidade sempre que estiverem dirigindo no local. Existe ainda a possibilidade de outra lombada ser feita um pouco antes do Hospital Regional do Litoral, uma vez que o desrespeito aos pedestres que tentam atravessar pela faixa é frequente.
A chefe de sinalização do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Alana Vilarinho, explicou que foram vários os pedidos de populares insatisfeitos com o excesso de velocidade dos motoristas que passam pela Elísio Pereira. Por este motivo, houve a tomada de decisão para que um redutor de velocidade fosse colocado na região. “A ideia é fazer com que a cidade tenha um trânsito mais seguro e isso implica em reduzir, obrigatoriamente, a velocidade dos automóveis e motocicletas”, comentou.
Além do redutor de velocidade, a via está recebendo reforço na pintura das faixas de pedestres, duas situações que agradaram a quem sempre precisa atravessar a alameda. “Os pedestres agradecem, mas é preciso intensificar as campanhas educativas para que haja mais respeito por parte dos motoristas e motociclistas”, disse o aposentado Eloy Carvalho. Se de um lado houve boa aceitação por parte da sociedade, do outro, a dos motoristas, há insatisfação. “Lombadas são prejudiciais ao bom fluxo do trânsito e para a mecânica do automóvel. Infelizmente, estamos condenados a ter lombadas sem qualquer padrão ou estudo prévio. Ou seja, é só reclamar na prefeitura que vem uma nova lombada”, disse Manoel Siqueira, indicando os redutores eletrônicos de velocidade como uma alternativa mais eficiente para o trânsito.
Lombadas antes de semáforos
Segundo o Demutran, já está no cronograma da Secretaria Municipal de Obras Públicas a retirada dos redutores de velocidade que estão localizados onde também há um aparelho semafórico. “Todas as lombadas serão retiradas”, avisou Alana.