Em fevereiro foram implantadas mais 16 vagas de estacionamento para idosos que utilizam o Programa de Estacionamento Regulamentado (Perto) no município. As novas vagas se somaram a outras 15 que já existiam. Os idosos cadastrados não pagam pela utilização do estacionamento, desde que nos locais sinalizados como preferenciais. É o que explicou o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva. “Eram 15 vagas de estacionamento para idosos e foram abertas outras 16, somando 31 vagas. Porém precisamos orientar os idosos que gratuitamente eles só podem estacionar nessas vagas, por isso que já foram abertos outros 16 pontos de estacionamento preferencial para que ele vá à vaga sinalizada como para idosos, estacione, coloque à vista a credencial e pode permanecer no local por duas horas”, explicou.
O secretário disse que pessoas estacionavam na vaga de idoso e deixavam o veículo no local sem o cartão. “Isso prejudicava outras pessoas que gostariam de estacionar naquele local. Agora abrimos outras vagas para fornecer mais mobilidade para o idoso e para que ele se enquadre na legislação”, observou.
Silva frisou que pessoas que ainda não são idosas não podem estacionar na vaga do idoso. “Em hipótese alguma outros condutores devem estacionar nas vagas indicadas para idosos nem mesmo com o cartão do Perto”, salientou. Por outro lado, os idosos devem estacionar nos locais com sinalização indicando vaga para idosos com seu cartão preferencial ou se preferir estacionar em outras vagas devem utilizar o cartão do Perto como os demais condutores. “O cartão preferencial é feito através de oficio para a Secretaria de Segurança, solicitando o cartão preferencial, informando e comprovando a idade, entre outros dados. A partir disso é expedida a permissão e com ela o idoso estaciona no local permitido e sinalizado por até duas horas”, detalhou. Se o idoso quiser estacionar em outra vaga não preferencial ele precisa adquirir e colocar em local visível o cartão do Perto como todos os demais condutores. “Essa tem sido a dificuldade. Muitos idosos estão questionando essa situação, tenho respondido os e-mails que recebemos questionando as notificações, mas frisamos que para atender a esse público já foram abertas mais 16 vagas”, ressaltou. O secretário lembrou que o condutor não idoso que estaciona em vaga para idosos está passível de multa por estacionamento irregular. Qualquer dúvida as pessoas podem entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Segurança, (41) 3420-6165 ou no telefone 153.