Desde o dia 28 de novembro, ou seja, há 15 dias, a Estrada da Graciosa (PR-410) está com tráfego de veículos interditado, algo que ocorreu por causa de deslizamento registrados em vários pontos, mas principalmente em um rompimento no KM-7 da via, após as fortes chuvas que atingiram o litoral do Paraná e trouxeram diversos transtornos à população e ao trânsito na região. Na segunda-feira, 12, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR), informou que há uma previsão para que o trânsito na Estrada da Graciosa seja liberado em 20 de novembro, algo que depende das condições climáticas, com possibilidade da data ser alterada.
“O DER/PR informa que, após as constantes chuvas das últimas semanas que resultaram em múltiplas quedas de barreira na Estrada da Graciosa, no KM-7 foi registrado rompimento de cortina atirantada, resultando no surgimento de degrau no pavimento da rodovia, com uma trinca de aproximadamente 50 metros de extensão”, detalha a assessoria do DER/PR.
Segundo o Departamento, a perspectiva é de que antes do Natal o tráfego seja liberado na Estrada da Graciosa. “O DER/PR trabalha com a perspectiva de liberação do tráfego de veículos a partir do dia 20, data que pode ser alterada conforme as condições climáticas dos próximos dias. Está sendo providenciada a contratação emergencial dos serviços para recuperação da cortina atirantada e do pavimento”, detalha.
“A via permanece bloqueada, visando prevenir riscos aos usuários e agravamento do local afetado, e o DER/PR continua monitorando o trecho”, informa o DER/PR.
Bloqueio
Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem divulgadas na última quinta-feira, 8, o bloqueio na PR-410 ocorre do KM-6 ao KM-16. A paralisação de tráfego está sinalizada e conta com barreiras físicas e apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O DER/PR ressalta que deslizamentos de terra de maior porte entre o KM-8 e KM-12 foram atendidos pelas equipes.
Visita
“Visitantes podem chegar até o Recanto Lacerda a partir da BR-116, ou até o Recanto Mãe Catira, a partir de Morretes, mas a travessia completa da Estrada da Graciosa permanece indisponível por enquanto”, finaliza o DER/PR.
Com informações do DER/PR