conecte-se conosco

Trânsito

Devido a riscos de novos deslizamentos, Estrada da Graciosa permanece fechada

Interdição total acontece até a tarde de quinta-feira, 20

Publicado

em

Após excesso de chuvas nas últimas 24h e avaliação técnica das condições do trecho, DER/PR mantém rodovia fechada / Foto: DER-PR

De acordo com informações disponibilizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), após realizar estudos pluviométricos e geotécnicos,  a Estrada da Graciosa (PR-410) permanecerá fechada até a tarde de quinta-feira, 20.

Os pluviômetros instalados no início e final do trecho em obras registraram 30 mm e 40 mm de chuvas nas últimas 24h, sendo este um dos critérios para avaliar a possibilidade de bloqueio. Nesta quarta houve deslizamento de lama e vegetação na altura do km 11+200, local já em obras emergenciais.

Para garantir a segurança de todos os usuários da via, novos levantamentos serão realizados durante todo o período em que a estrada estará fechada, para definir se terá condições de ocorrer a reabertura ou se a via continuará bloqueada. 

Equipes da obra permanecem no trecho realizando serviços preventivos e paliativos, com a retomada total dos trabalhos acontecendo após as condições climáticas melhorarem.

Medidas semelhantes têm sido empregadas quanto há registro de excesso de chuva em um único dia ou acúmulo de chuva ao longo de dias seguidos. O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros, após deslizamentos de terra, rochas e vegetação em meses anteriores.

Fonte: AEN

Em alta