O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu mais uma frente de trabalho na Estrada da Graciosa (PR-410) no Litoral, atingida por deslizamentos de terra no final do ano passado e início deste. Equipes da obra de recuperação emergencial da rodovia começaram a trabalhar na terraplenagem da encosta na altura do km 11+200, com o serviço de corte de crista de talude, e também na perfuração de rocha para fixação de grampos, utilizados na técnica de contenção solo grampeado. Neste ponto o dano foi localizado abaixo do nível da pista.
O mês também foi marcado pelo término dos serviços de injeção de nata de cimento no talude de aterro do km 7, técnica chamada de “jet grouting”, onde o pavimento chegou a apresentar afundamento e rachaduras. Agora a plataforma da rodovia está estabilizada e os serviços estão em andamento no espaço lateral, com reforço do muro de contenção, danificado pelas chuvas em meses anteriores.
Continuam os serviços de recuperação do talude de corte no km 8 e km 12, onde terra, rochas e vegetação caíram sobre a pista. Serviços de terraplenagem ajudam a estabilizar esses pontos, e dispositivos de drenagem vão evitar que o acúmulo de água volte a causar grandes danos. Também está sendo perfurada a rocha, para instalação futura de tela metálica de alta resistência.
Devido às intervenções nestes pontos, a rodovia opera em sistema pare-e-siga entre o km 7 e km 8 e entre o km 11 e km 12. Sinalização de emergência e funcionários ajudam a orientar o tráfego de veículos nestes locais, sendo necessária prudência por parte dos condutores.
O DER/PR prevê concluir a maior parte dos serviços de contenção da rodovia em maio, com as condições do clima podendo prorrogar esse prazo.
INTERDIÇÃO
Com a trégua nas chuvas dos últimos dias os trabalhos puderam avançar sem interrupções e sem riscos de novos deslizamentos. No entanto, o DER/PR permanece monitorando o nível pluviométrico na região, podendo interditar novamente a rodovia caso seja registrado grande volume de chuva em um único dia ou vários dias de chuvas contínuas. A medida é necessária para garantir a segurança dos usuários, uma vez que novos escorregamentos podem ocorrer nestas condições, devido ao encharcamento dos taludes da rodovia.
Fonte: AEN