O movimento “Maio Amarelo” é uma iniciativa coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada com a intenção de colocar em pauta o tema da segurança no trânsito. A Prefeitura de Paranaguá aderiu à campanha, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) e a Superintendência Municipal de Trânsito que farão, em toda a cidade, diversas ações educativas durante este mês.
O objetivo é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para realizar ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.
O mês de maio foi escolhido por uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando em 2011 decretou a década de “Ação para a Segurança no Trânsito”. A cor amarela foi determinada por ser a cor da advertência no trânsito.
O secretário de Segurança, João Carlos Silva, explica que o número de acidentes de trânsito vem aumentando no País todo.
“Os acidentes de trânsito ocorrem por diversos fatores, mas em sua grande maioria são provocados por falta de conhecimentos básicos das leis de trânsito e dos perigos que a falta de atenção na condução pode trazer. Por isso iremos realizar ações educativas por toda Paranaguá”, comenta o secretário.
As propostas apresentadas este ano vão ao encontro das Resoluções do CONTRAN e as especificidades do município. Paranaguá favorece a utilização de bicicletas como meio de transporte, seja para o lazer ou se locomover ao trabalho ou escola e um novo tipo de veículo está inserido no trânsito, que é a bicicleta motorizada, isso exige mais atenção e cuidados de todos.
As ações educativas iniciaram no dia 2 de maio e seguem durante todo o mês. Serão feitas abordagens educativas no trânsito, palestras, contação de histórias, jogos, caminhada e nas escolas haverá apresentações didáticas para as crianças.
CRONOGRAMA da semana
Data: 3/05 (quinta-feira) “CONTAÇÃO DE HISTÓRIA”
Local: Centro de Educação Infantil
Período: Manhã e tarde
Público-Alvo: Crianças de 0 a 5 anos
Objetivo: Ensinar às crianças de maneira lúdica as regras de trânsito. Materiais: Informativo, fantasia.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito (SUMTRAN).
Metodologia: Contação de história sobre o trânsito.
Data: 5/05 (sábado) “ABERTURA OFICIAL”
Local: Aeroparque
Período: Manhã
Público-Alvo: Motociclistas
Objetivo: Conscientizar os usuários a trafegarem de forma consciente, respeitando a sinalização. Alertá-los de seus direitos e deveres no trânsito.
Materiais: Informativo e fita amarela.
Recursos Humanos: Equipe de Educação Para o Trânsito, Policia Militar, DETRAN e Corpo de Bombeiros.
Metodologia: Missa ecumênica abençoando os motociclistas.