Desde quarta-feira, 2, os municípios do litoral estão com a instalação de barreiras sanitárias com o objetivo de conter a propagação e disseminação do novo Coronavírus. A ação se estenderá até domingo, 6, em Paranaguá e Guaratuba.
Em Guaratuba, três motoristas desobedeceram a ordem de parada e furaram a barreira instalada na região. De acordo com a prefeitura de Guaratuba, eles serão multados de acordo com a placa do veículo que foi registrada no momento da passagem pela barreira.
As barreiras estão instaladas em dois pontos em Guaratuba, sendo na PR-412, próximo à Polícia Rodoviária e outra no km 39, em frente à Escola Municipal Iraci Miranda Kruger. Já em Paranaguá, a barreira fica na BR-277, entre os quilômetros 11 e 12.
Os três veículos que furaram a barreira de Guaratuba tiveram as placas fotografadas e deverão receber a multa em casa. Conforme o Decreto Municipal 23.864/2021, a multa pode variar de R$ 100 reais a R$ 20 mil. A prefeitura ainda vai definir qual será o valor exato a ser aplicado aos infratores.
“Os valores da aplicação de multa serão revertidos ao custeio das ações de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde”, informou a prefeitura de Guaratuba, que até às 20h de terça-feira, 3, o balanço foi que 69 motoristas retornaram para seu destino de origem, 302 estiveram de passagem pela região e três que furaram a barreira.
Nos outros municípios do litoral onde as estruturas estão instaladas, não houve registro de motoristas que furaram barreiras. No local são realizadas abordagens de fiscalização e orientação para evitar que pessoas venham a passeio para a região.
A barreira sanitária, instalada na BR-277, na entrada de Paranaguá, tem como objetivo conter a disseminação do coronavírus no Litoral do Estado. A prefeitura de Paranaguá informa que “até às 7h de sexta-feira, 4, foram abordados 8.258 veículos, dos quais 203 retornaram às suas origens”.
“A Barreira Sanitária é montada devido à situação que nos encontramos, em relação à pandemia. Estamos com os hospitais lotados e não queremos colapsar o sistema de saúde. Curitiba e região estão com medidas restritivas, é natural que no feriado venham ao Litoral, mas agora não é o momento. É isso que orientamos e explicamos a todos”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Carlos da Silva.
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Guaratuba