Recentemente, a Prefeitura de Paranaguá implantou lombadas e colocou faixas de sinalização da velocidade permitida na Avenida Belmiro Sebastião Marques. As melhorias foram comemoradas pela população que reside nos bairros que margeiam a via, já que os motoristas, após o novo asfalto, têm abusado da velocidade e dificultado a travessia dos pedestres.
O coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), José Maranhão Neto, frisou que oito lombadas já foram implantadas. “Devemos ter de oito a doze lombadas em toda a extensão da via, que tem mais de quatro quilômetros. Fizemos 18 faixas informativas e está faltando colocar apenas uma, com informações sobre o trânsito para orientar pedestres, ciclistas e motoristas”, esclareceu.
A finalização das obras estava prevista para acontecer no próximo mês, mas devido às chuvas, a entrega deve ocorrer no fim do mês de junho. Ainda faltam ser concluídos os acabamentos das calçadas. “Isso ainda não foi pago por nós, a empresa não recebeu pela calçada que está fazendo”, salientou José Maranhão.
A empresa está concentrada na finalização da parte asfáltica
O modelo de calçada implantado na via, ao que se refere também à ciclovia e ao piso tátil para deficientes visuais, tem sido alvo de reclamações dos moradores. Isso tem ocorrido porque há árvores e postes em alguns trechos, o que acaba obstruindo o caminho. “Há problemas pontuais como pontos que há hidrantes e o piso tátil que não foi colocado em conformidade com o projeto. Os engenheiros estão acompanhando a obra e já pediram correções junto à empresa. Mas, essa será a única avenida em Paranaguá que possui em toda a sua extensão um piso tátil e calçadas novas”, evidenciou o coordenador.
NOVA ILUMINAÇÃO
Como recentemente foi implantado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, a Belmiro Sebastião Marques também terá iluminação de LED, assim como as vias que dão acesso à avenida. Ao todo serão 16 km nos quais a população irá se beneficiar, incluindo os bairros Vila Garcia, Comerciários, Parque Agari, Vila Guarani, São Vicente, Jardim Paranaguá, Jardim Esperança, Vila do Sol, Divineia e Vila do Povo.
Os novos pontos de ônibus, a pintura e a sinalização vertical são as últimas ações da obra. “A empresa está concentrada na finalização da parte asfáltica, faltam cerca de 800 metros. Depois, passarão a terminar os detalhes da calçada”, contou José Maranhão.
DETALHES DAS OBRAS
De acordo com informações da Prefeitura de Paranaguá, a obra vai unir a PR-407 até o início do Parque São João e, com isso, beneficiará uma população estimada em 40 mil pessoas, já que a obra abrange bairros como Vila Divineia, Jardim Yamaguchi, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Porto Seguro e Jardim Ouro Fino.
Faixas foram colocadas para orientar motoristas, ciclistas e pedestres
No projeto estão inclusos pavimentação asfáltica, drenagem, calçadas com acessibilidade com guias rebaixadas e ciclovia em toda a extensão. O investimento é de mais de R$ 7 milhões com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).