Trânsito

Acidentes sequenciais no viaduto da Professor Cleto alertam população

Local se caracteriza pelo alto tráfego de caminhões e rota de trabalhadores portuários

uaee341w 1584454356

O viaduto da Rua Professor Cleto foi cenário para dois trágicos acidentes na última semana. Dois ciclistas perderam a vida após serem atropelados por caminhões, um no dia 8 e outro no dia 11.  A proximidade dos acidentes registrados praticamente no mesmo local levantou o debate entre a população e fez com que autoridades do município intensificassem a sinalização na região que contempla a Avenida Governador Manoel Ribas, rota de muitos caminhões que trafegam em direção ao porto.

As duas vítimas desta semana eram trabalhadores portuários e, assim como muitos parnanguaras, utilizavam a bicicleta como principal meio de transporte para se locomover na cidade. Segundo informações da Polícia Militar do Paraná, no ano passado foram contabilizados seis acidentes, sendo que cinco pessoas tiveram ferimentos leves, outras duas não tiveram ferimentos e não houve óbitos. Já neste ano, em apenas 11 dias, dois óbitos já foram registrados na localidade.

foto%203%20gilson

O motorista de caminhão e ciclista, Gilson Rodrigues da Silva, reforçou o cuidado ao trafegar pelo cruzamento

 

OPINIÃO

Para o ciclista Erick Rosa, que utiliza a via diariamente para trabalhar, o trecho realmente é perigoso. “Não tem muita sinalização, existem placas, mas ficam escondidas. Os caminhões ficam dos dois lados da via e cobrem as placas. Muitos caminhoneiros respeitam, outros não. Sempre tem alguém que extrapola e não respeita, às vezes é um ciclista, às vezes é um carro que desce em alta velocidade do viaduto, temos que ficar atentos a tudo, tem que redobrar a atenção. Muitos motoristas vêm de outras cidades, estão acostumados com a preferencial e quando chegam nesta rua acabam gerando tragédias, como as que aconteceram”, analisou Rosa.

O motorista de caminhão Mauri May é do município de Imbituva e vem cerca de três vezes, por semana, a Paranaguá a trabalho. Segundo ele, o tráfego na cidade é difícil e a ausência de estacionamentos agrava a situação. “Não conseguimos ver a lombada, as placas ficam escondidas quando ficam caminhões parados nos dois lados da Manoel Ribas, por isso não tem como a gente entender de quem é a preferencial nem ver o viaduto. Percebo muito desrespeito dos automóveis, em semáforos, por exemplo, passam no sinal vermelho, por isso acho que em uma cidade como essa, que recebe tantos caminhões, precisava ter mais estrutura. Outro problema é a falta de estacionamento, que faz com que os caminhoneiros parem na rua”, relatou Mauri.

O motorista em Paranaguá, Gilson Rodrigues da Silva, costuma deixar o caminhão no pátio e utilizar a bicicleta para circular e, por isso, conhece as dificuldades dos dois lados na região do viaduto. “Essa região é bem complicada, a circulação de caminhões é frequente. Uma vez estava descendo o viaduto de bicicleta e me dei conta de que essa é a preferencial e não a Manoel Ribas, porque isso não fica claro. Temos que ter sempre muita atenção para andar por aqui”, disse Silva.

MEDIDAS

A Prefeitura de Paranaguá informou, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), que irá reforçar a sinalização na Avenida Governador Manoel Ribas para evitar novos acidentes no local. Mas, atribui as ocorrências recentes à falta de atenção dos motoristas. “A Semseg enfatiza que os acidentes ocorridos naquele trecho aconteceram devido à imprudência de motoristas e que há sinalização adequada no local”, destacou.

A Secretaria Municipal de Segurança afirmou, ainda, que haverá reforço da pintura na lombada, colocação de braço projetado para reforço na sinalização e roçada da calçada. “Frisamos que os motoristas precisam respeitar as leis de trânsito e manter a direção defensiva. A preferencial é de quem segue pela Rua Professor Cleto”, frisou a Semseg.

SINALIZAÇÃO

Devido ao alto tráfego de caminhões na região, muitas vezes a sinalização é prejudicada pelo estacionamento em local proibido, como acontece nas imediações, impedindo que os motoristas visualizem as placas. “Lembramos ainda que os dois caminhões que estavam estacionados na Governador Manoel Ribas foram notificados por estarem estacionados em local não permitido, o que afeta a visibilidade dos motoristas, ciclistas e pedestres que transitam pela via”, completou a Semseg.
 

 

Você também poderá gostar

Acidentes sequenciais no viaduto da Professor Cleto alertam população

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.