Aconteceu na tarde de segunda-feira, 27, uma ação com abordagens educativas e uma simulação de acidente, em frente ao módulo da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, localizado no Aeroparque, para marcar o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito e o Maio Amarelo.
O evento foi realizado pelo 9.º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Ciretran de Paranaguá, tendo acontecido de forma simultânea em várias cidades do Paraná. O movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O assessor de Comunicação Social do 9.º BPM, soldado Marcy Alves Pinto Junior, fala da importância da conscientização no trânsito. “Nós temos um grande fluxo no trânsito da cidade, além dos caminhões, temos uma grande quantidade de motocicletas e bicicletas, em nosso município, e é para isso que fazemos estas campanhas, e obviamente elas continuarão, não serão feitas somente hoje, também não somente em maio, mas ao longo de todo o ano, pois é um trabalho contínuo da Polícia Militar, não só na repressão, mas também não orientação e na prevenção de acidentes. Durante as abordagens de hoje, os nossos policiais do Pelotão de Trânsito, realizaram a abordagem padrão, mas obviamente buscando orientar os motoristas, entregando os materiais publicitários do Governo do Estado do Paraná e da Polícia Militar, através do Detran, conscientizando e dando as informações necessárias para minimizar os acidentes de trânsito”, relata o soldado Marcy, aproveitando para deixar uma mensagem aos motoristas. “Sempre atenção e cautela na condução dos veículos, e lembrar que independente se somos motociclistas, motoristas e ciclistas, em algum momento da nossa vida nós seremos pedestres. Respeito é bom e todo mundo gosta”, completa.
O capitão Icaro Gabriel Greinert, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, falou da ação conjunta alusiva ao Maio Amarelo. “Este é um mês destinado à prevenção de acidente de trânsito. Temos, no Brasil, um dos maiores, senão o maior, índices de mortes no trânsito do mundo, chegando a 50 mil mortes por ano 800 mil pessoas feridas com lesões permanentes, então são números bastante significativos. Neste mês, tenta se conscientizar as pessoas sobre a importância de algumas ações para reduzir a taxa de fatalidade de lesões no trânsito. O pessoal do trânsito realizou uma blitz educativa, através do 9.º Batalhão da Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros montou um cenário de um acidente onde explicamos para as pessoas ao longo desta tarde o que acontece com as vítimas, quando estão dentro dos veículos, fator velocidade, se está de cinto de segurança, se o carro tem airbag, dentre outros, pois tudo isso impacta diretamente na condição de sobrevivência ou até da gravidade das lesões”, comenta capitão Gabriel.
O chefe da Ciretran de Paranaguá, Nelcio de Oliveira, enfatiza que a intenção é mobilizar toda a sociedade a se engajar em ações que propaguem o conhecimento que as questões do trânsito exigem. “O Maio Amarelo sempre foi uma ação do governo em todo o território nacional para levar até a população o conhecimento, a vontade de conseguir combater a violência no trânsito, e o respeito ao Código de Trânsito. Desta forma, o Detran, o Corpo de Bombeiros e o 9.º BPM, atendendo a esta demanda do Maio Amarelo, vem oferecer à população esta condição de observar, ter mais atenção no trânsito e de prevenir as mortes, mas principalmente que o motorista se preocupe com o próximo, para que vidas de pessoas inocentes não sejam mais ceifadas no trânsito por imprudência”, finalizou Oliveira.