conecte-se conosco

Trabalho

Portos do Paraná são os maiores responsáveis pelos empregos em Paranaguá e Antonina

Atividade colabora com a geração e manutenção do emprego e renda

Publicado

em

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

São mais de 9 mil trabalhadores envolvidos diretamente com as operações dos Portos do Paraná, incluindo a armazenagem de produtos, além de milhares de postos de trabalho indiretos.

A atividade portuária é a principal responsável pelos empregos gerados em Paranaguá e Antonina, no Litoral do Estado. São mais de 9 mil trabalhadores envolvidos diretamente com as operações dos Portos do Paraná, incluindo a armazenagem de produtos.

Além disso, as instalações geram milhares de postos de trabalho indiretos, no transporte de cargas, nos serviços aos caminhoneiros, no comércio das cidades e no atendimento aos portuários.

Dados do Ministério da Economia mostram que quase metade dos empregados nas cidades de Paranaguá e Antonina estão ligados aos portos. “A atividade é essencial para a economia. Hoje, um em cada cinco postos de trabalhos abertos nos municípios tem relação direta com serviços portuários”, explica o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

“O porto movimenta restaurantes, padarias, hotéis, lojas. Todos os meses, em média, são R$ 33 milhões em salários que são gastos no setor de comércio e serviço, pelos trabalhadores portuários”, afirma.

Hoje, um em cada cinco postos de trabalhos abertos nos municípios tem relação direta com serviços portuários (Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná)

O impacto positivo é sentido, também, nas cidades de origem e destino dos produtos que chegam via portos, nos serviços de beira de estrada que atendem os caminhoneiros e nas vagas abertas nas obras que acontecem para atender a demanda de transporte e armazenagem. Com efeito cascata, os portos são responsáveis pelo desenvolvimento do Estado e do País.

Segundo o secretário nacional de Portos de Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, a atividade colabora com a geração e manutenção do emprego e renda dos brasileiros. “Os portos conectam trabalhadores no campo, na indústria, nas estradas e ferrovias, contribuindo para o crescimento da economia do Brasil, como um todo”, destacou ele em visita ao Porto de Paranaguá, na quinta-feira, 28.

CAMPANHA

A Portos do Paraná lança neste mês de maio uma campanha sobre o papel da atividade portuária para todos os trabalhadores, mesmo aqueles que não sabem que são impactados, de alguma forma, pelos portos. Os anúncios e o vídeo foram produzidos em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, seguindo a linha usada na série Porto Explica, que abordou o tema em um episódio especial.

Fonte: Portos do Paraná