No início de janeiro, foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), algo divulgado pelo Governo do Estado, onde Paranaguá obteve êxito no ranking estadual de geração de emprego. A Prefeitura de Paranaguá, através do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, João Antônio Lozano Baptista, repercutiu positivamente o saldo de postos de trabalho, fazendo com que o município alcançasse a 18.ª colocação entre as 399 cidades de todo o Paraná, superando 381 municípios.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o feito ocorre após Paranaguá já ter figurado entre os dez primeiros municípios na geração de emprego em novembro de 2023. O secretário municipal de Trabalho, João Lozano, ressalta que o rendimento positivo é fruto das ações voltadas para o mercado do trabalho executadas pelo município. “Trabalhamos para criar oportunidades e promover a empregabilidade em Paranaguá. Isso é uma determinação direta do prefeito Marcelo Roque, que tem como prioridade o desenvolvimento econômico e social do município”, destaca.
Segundo o secretário, a pasta conta com contínuo investimento também nos cursos de capacitação durante o ano todo, com foco na melhoria da qualidade da mão-de-obra. As ações visam a importância do investimento na formação de cidadãos de Paranaguá, visando o desenvolvimento sustentável.
“As constantes capacitações proporcionam aos trabalhadores locais a oportunidade de adquirir novas habilidades e se adaptar às demandas do mercado, tornando-os mais competitivos e aptos a ocupar as vagas disponíveis”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom