Connect with us

Trabalho

Izaias Junior é eleito presidente do Sindicato dos Estivadores

Com 521 votos, Chapa 4 foi eleita e presidirá Estiva entre 2021 a 2023

Publicado

em

Sindicato dos Estivadores

Chapa 4 foi a vencedora no pleito ocorrido neste domingo, 18

No domingo, 18, Dia do Estivador, a categoria que celebrava o seu aniversário realizou o segundo turno das eleições para definir a nova direção do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva). Izaias Vicente da Silva Junior, da Chapa 4, foi eleito presidente do sindicato e derrotou a Chapa 1, do candidato Everson Fernando Leite de Farias, que estava no comando da Sindestiva há dois mandatos. Com isso, Izaias passará a presidir a Estiva no dia 1.º de janeiro de 2021 e prosseguirá no comando do sindicato até 2023 junto com todos os membros eleitos da Chapa 4. 

No total, dos 1.072 associados que estavam aptos a votar, 990 foram até a Chácara da Estiva, onde ocorreu o pleito, para definir democraticamente a próxima gestão da Estiva. Ao todo, 521 estivadores votaram na Chapa 4 e definiram sua vitória, sendo que a Chapa 1 contou com 449 votos. Além disso, foram registrados três votos em branco e 17 nulos. O pleito foi organizado pela Frente Intersindical de Paranaguá. 

“Essa vitória não foi só minha, foi do grupo da Chapa 4, que veio do porão do navio e vai para o sindicato e vai continuar no porão do navio, atendendo vocês, companheiros”, destaca Izaias Junior, que é filho de Izaias Vicente da Silva, que também já presidiu a Estiva. “Vamos lutar por você, pela Estiva, para mais 100 anos, obrigado por terem confiado na gente”, comemorou. 

“Essa vitória não foi só minha, foi do grupo da Chapa 4, que veio do porão do navio e vai para o sindicato”, ressalta o presidente eleito, Izaias Junior

De acordo com o presidente eleito, o momento agora é de trabalho e respeito com a categoria. “A gente vai trabalhar com seriedade, honestidade e clareza, vamos fazer tudo que tem que ser feito pelo trabalhador. O que nós prometemos, nós vamos cumprir”, destaca.

“Companheiro estivador, você merece o que aconteceu hoje aqui em Paranaguá nesta eleição da Estiva. Fizemos isso para você que é um exemplo para Paranaguá e para o Brasil. Nós fazemos todo o carregamento aqui, todo o trabalho com maior seriedade”, acrescenta Izaias. “A eleição foi um exemplo, tanto a deste dia 18 quanto a da semana passada (primeiro turno), algo que mostra que a Estiva de Paranaguá quer participar de todos os pleitos e mudar a história. Viemos para mudar a história, com seriedade e organização”, finaliza. 

Everson Leite destaca importância do contexto democrático na Estiva

“Quero agradecer de coração a cada um que esteve comigo nesta campanha”, afirma Everson Leite, atual presidente da Sindestiva

“Quero agradecer a todos que estiveram aqui na chácara, agradecer um a um, uma certeza a gente tinha: alguém tinha que sair ganhador. Agora quero desejar ao Izaias que conduza o sindicato neste triênio entre 2021 e 2023 como nosso sindicato merece. Quero agradecer de coração a cada um que esteve comigo nesta campanha”, afirma Everson Leite, atual presidente da Sindestiva e candidato da Chapa 1. “Sei que muitos estão tristes, mas faz parte, a gente não tem dúvida de que teria que sair um ganhador. Eu agradeço um a um aos companheiros que estiveram comigo lutando”, destaca.

Everson destaca o respeito ao resultado das urnas e ao contexto democrático na Sindestiva. “Desejo toda a felicidade ao candidato ganhador”, acrescenta. “Parabenizo esta categoria tão linda pelo seu dia, este povo trabalhador, sabemos que são 117 anos de existência, de luta, então somos muito apaixonados pelo sindicato”, afirma. “Hoje foi um dia especial para todo mundo e para a democracia. Parabenizo a família estivadora”, diz. “Naquilo que for necessário estaremos ajudando”, finaliza.

Confira a chapa eleita: 

Presidente – Izaias Vicente da Silva Junior

Secretário – Daniel Correa de Camargo

Tesoureiro – Sidnei de Oliveira

Diretor junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Delegado representante do Conselho de Autoridades Portuária (CAP) – José Ricardo Ramos Ferreira

Diretor de assistência social – Geziel Carlos Damaceno