Trabalho

Ex-secretário de Trabalho destaca avanços da pasta na geração de emprego e renda em Paranaguá

João Lozano fez balanço da atuação de três anos e três meses na Semtra

vfdaisb3

A geração de emprego e renda é umas áreas essenciais para o desenvolvimento do município, nesse sentido é essencial que o Poder Público Municipal não apenas execute políticas públicas para desenvolver o setor, como também dialogue com empresas e sindicatos para alavancar a oferta de postos de trabalho, assim como qualificação. João Antônio Lozano Baptista, o João Lozano, estivador que já presidiu o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e de Pontal do Paraná (Sindestiva) e da Frente Intersindical de Paranaguá, aceitou em 2021 o desafio de assumir o comando da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais a convite do prefeito Marcelo Roque, saindo da pasta por descompatibilização em abril de 2024, onde destacou em entrevista um balanço positivo da sua gestão em prol dos trabalhadores e em diálogo com o setor sindical e empresarial, prezando pelo avanço da economia de Paranaguá.

Desde que assumiu como secretário, em 1.º de janeiro de 2021 a convite do prefeito Marcelo Roque, entre 2021 a 2023, a Semtra realizou mais de 23,5 mil atendimentos, com encaminhamento e cerca de 19,9 mil encaminhamentos de trabalhadores, com 4.915 postos de trabalho oferecidos e mais de 3,5 mil contratações. Além disso, segundo Lozano, por meio de parceria com a Fomento Paraná, cerca de R$ 2,5 milhões de recursos foram viabilizados a empreendedores por meio de empréstimo, sendo que a Sala do Empreendedor realizou nesses três anos efetuo 37 mil atendimentos, recebendo em 2023 o título de Cidade Empreendedora do Sistema S. No período da sua gestão, foram disponibilizados aos cidadãos 66 cursos de qualificação de mão-de-obra em parceria com o Sistema S. 

Estiva e trabalhadores portuários

Lozano atuou como secretário de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais de 1.º de janeiro de 2021 a 4 de abril de 2024, destacando que a função foi uma missão que aceitou, vindo de uma carreira sindical positiva em prol do trabalhador em Paranaguá.  “Fui reeleito por duas gestões como presidente da Estiva, reformulei a Intersindical, criando o seu CNPJ, deixando ela toda organizada quando eu saí em 2020, hoje o Marcos Ventura é o presidente. Falando do sindicato, tivemos um avanço muito grande, dobramos o MMO do Sindestiva enquanto fui presidente, conseguindo trazer muitos avanços para a categoria. Deixamos um legado no Sindestiva com a melhoria do ganho do trabalhador, lutando sempre pelos direitos do trabalhador”, ressalta.

Ele frisa que outro ponto de destaque foi sua atuação na vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores portuários em diálogo com o Poder Público, inclusive em reunião com o governador Ratinho Júnior, onde houve o compromisso de que o Porto de Paranaguá não iria parar por ser essencial para a economia paranaense e brasileira. “Não paramos um dia sequer para ajudar o nosso Brasil e nossa cidade. Toda a vez que o Porto bate recordes, quem está atrás desses recordes são os trabalhadores, que merecem ser reconhecidos pela excelência da mão-de-obra, com a melhor Estiva, os melhores arrumadores e TPA´s que estão em Paranaguá, pela representatividade que o Porto está tendo sendo pela quarta vez seguida o melhor porto do Brasil”, destaca.  

Plano Diretor

Segundo Lozano, assumir a pasta foi um desafio profissional com atuação contínua junto ao Sistema Nacional do Emprego (Sine) e diálogo junto às empresas. “Sempre digo que existe o antes e o depois do novo Plano Diretor. No antigo, a capacidade de construção era 50% e hoje está em 80%, onde essas empresas investiram, aumentando seus empreendimentos e ocasionando em oferta de trabalho e renda ao município, algo muito bom, mostrando a preocupação que o prefeito Marcelo Roque sempre teve em prol do trabalho e renda. 62% da renda mensal vem do trabalhador da faixa portuária, então tínhamos também que olhar também para a cidade em um todo, conseguindo trazer trabalho e renda, onde obtivemos números positivos e fazer uma mudança”, explica.

Diálogo com o setor empresarial e pandemia

“No período da pandemia, muitos MEI´s, pequenos empresários, fecharam seus empreendimentos, mas mesmo assim a gente conseguiu avançar na área de fast food, delivery, devido à questão do distanciamento. Nos anos seguintes então conseguimos avançar muito”, explica. “Em janeiro de 2021 já começamos a fazer as visitas junto aos empresários para trazer trabalho e renda para a nossa população e não para a população que vem de fora. Não adianta trazer trabalho e renda, mas trazer pessoas de fora para preencher essas vagas ofertas. Conseguimos esse diálogo junto ao setor empresarial, onde sempre abordei muito a qualificação dos parnanguaras, onde oferecemos quase 80 cursos nesses anos, um ano foi atípico devido à pandemia, e por meio desses cursos conseguimos qualificar diversas pessoas para atuar na construção civil, RH, Porto, entre outras, algo que traz esperança aquela pessoa que muitas vezes estava desempregada, algo muito gratificante em saber que você está colaborando para que o município se desenvolva”, complementa Lozano.“O melhor projeto social é o emprego, porque o assistencialismo consegue sanar temporariamente, já o emprego não, ele dignifica o trabalhador, leva o sustento para a sua casa e sua família”, destaca.

Sala do Empreendedor e Fomento Paraná

“Nesses três anos tivemos 37 mil atendimentos na Sala do Empreendedor com nota fiscal, abertura de cadastro, abertura de MEI, onde conseguimos ajudar o parnanguara e eles conseguissem tudo que eles precisassem. Fazemos este trabalho por meio da equipe da Semtra, que faz isso com excelência, quero deixar aqui registrado que esta é uma equipe nota 1000. O servidor tem que servir, então eles serviram e estão servindo muito bem a população, tenho certeza que a qualidade está sendo a mesma”, ressalta.

Outra forma de apoio aos MEI´s foi por meio de parceria com a Fomento Paraná com concessão de empréstimos, algo já iniciado durante a pandemia, algo essencial para a expansão e sobrevivência dos negócios. “Nesses três anos, foram praticamente R$ 2 milhões que a Fomento emprestou a esses empreendedores que tanto precisavam”, completa, frisando que a Junta Comercial na Semtra também atua neste apoio, bem como há uma sala aos empreendedores e trabalhadores para qualificação dentro da sede da pasta. “É muito gratificante você sair e deixar um legado, assim como fiz no sindicato, também deixo na Semtra”, explica, destacando que possui um projeto para o futuro da criação do Centro de Capacitação Municipal, com qualificação em parceria com a iniciativa privada.

Turismo e dois mil empregos com temporada de cruzeiros

“Na parte do turismo, Paranaguá cresceu muito, principalmente com a temporada de cruzeiros do MSC, com geração de dois mil empregos diretos e indiretos, com pequenos empreendedores que obtiveram renda. A perspectiva é de que na próxima temporada melhore ainda mais e traga mais trabalho e renda à nossa população”, salienta Lozano.

Mensagem

“Eu considero a equipe da Secretaria de Trabalho uma família. Trabalhamos juntos sempre em prol do município e dos parnanguaras para que a gente pudesse dar o melhor atendimento possível ao cidadão, para ele sair com todas as dúvidas resolvidas e já com o objetivo que ele veio concluído. Eu só posso agradecer, o sentimento que fica é o de gratidão por todos que passaram na secretaria, por todos os parnanguaras que foram atendidos, sempre atendi todos, nunca deixei de atender ninguém, todos que foram procurar o secretário Lozano foram atendidos. Isso é o mais importante: sair de uma secretaria de cabeça erguida, com um dever cumprido, deixando um legado”, finaliza João Lozano. 

Você também poderá gostar

Ex-secretário de Trabalho destaca avanços da pasta na geração de emprego e renda em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Ex-secretário de Trabalho destaca avanços da pasta na geração de emprego e renda em Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.