Trabalho

Estado amplia qualificação e empregabilidade no litoral com ações integradas do Núcleo Regional do Trabalho

Litoral do Paraná tem 400 vagas de emprego abertas

Silvio Geraldo apresentou um panorama sobre as ações do governo estadual voltadas à empregabilidade e capacitação da população do litoral

Silvio Geraldo apresentou um panorama sobre as ações do governo estadual voltadas à empregabilidade e capacitação da população do litoral

Em entrevista exclusiva à Folha do Litoral News, o chefe do Núcleo Regional do Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Estado do Paraná no litoral, Silvio Maurício Bezerra Geraldo, apresentou um panorama sobre as ações do governo estadual voltadas à empregabilidade e capacitação da população nos sete municípios da região litorânea. Ele também destacou a importância das parcerias com prefeituras e legislativo local para o fortalecimento dessas iniciativas.

NÚCLEO REGIONAL NO LITORAL DO PARANÁ

Silvio explicou que o Núcleo Regional do Trabalho, Qualificação e Renda foi criado após o desmembramento da antiga Sejuf, com o objetivo de concentrar esforços nas demandas por capacitação e atendimento ao mercado de trabalho. “O governador percebeu que as empresas estavam vindo, mas faltava mão de obra qualificada. Foi então que criou uma secretaria com foco específico em atender o empresário, fazer a gestão do Sine e promover a qualificação profissional”, afirmou.

Segundo ele, o Paraná é hoje o estado que mais qualifica pessoas no Brasil, com mais de R$ 48 milhões investidos em programas de capacitação.

400 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS NO LITORAL

Silvio destacou que, mesmo com alto número de vagas, muitas não são preenchidas por falta de profissionais qualificados. A saída foi investir em cursos alinhados às realidades locais. “Nós temos sete municípios com características diferentes. O que eu qualifico em Morretes não é o que eu qualifico em Matinhos. Pensamos cidade por cidade”, explicou.

Além disso, ele confirmou que atualmente há cerca de 400 vagas de emprego abertas em toda a região, sendo que a média semanal varia entre 300 e 400. As oportunidades vão desde funções operacionais até cargos especializados, como técnicos de enfermagem, psicólogos e gerentes de produção. “Hoje temos uma entrevista acontecendo com operadores de máquinas industriais, e um feirão de emprego que vai abrir 89 vagas para uma nova rede de supermercado”, destacou.

O PAPEL DAS AGÊNCIAS DO TRABALHADOR

Silvio está à frente de seis agências do Sine no litoral: em Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Morretes. Guaraqueçaba ainda não possui unidade, mas há projetos em andamento. As agências passaram por reformulação e agora oferecem melhor estrutura tanto para trabalhadores quanto para empresários.

“O Sine é a casa do cidadão que precisa de emprego, mas também é a sala do empresário. Nós reformamos os equipamentos e treinamos a equipe para oferecer um atendimento rápido e qualificado”, afirmou. As agências contam com salas de entrevista, onde empresas podem realizar seus processos seletivos com o suporte da equipe do Sine.

IMG 5000
O Núcleo Regional do Trabalho, Qualificação e Renda foi criado com o objetivo de concentrar esforços nas demandas por capacitação e atendimento ao mercado de trabalho

TRÊS PROGRAMAS QUE ESTÃO MUDANDO VIDAS

Silvio também explicou o funcionamento de três importantes programas do Governo do Estado: Carreta do Conhecimento, Qualifica Mais Paraná e Bora Paraná. Todos oferecem cursos profissionalizantes com bolsa de R$ 1.080 para os participantes.

“A bolsa ajuda nos custos de transporte e alimentação. Os cursos duram cerca de 35 a 40 dias e são oferecidos em parceria com o Sistema S. E o melhor: todos são gratuitos e com bolsa”, disse.

RESULTADOS CONCRETOS E NOVAS FERRAMENTAS

Silvio encerrou a entrevista destacando os resultados positivos que já são visíveis no litoral e anunciou a criação do Sistema Integrado de Profissionalização (CIPRO), que vai cruzar os dados das empresas e trabalhadores para otimizar as contratações.

“Já temos muitos casos de sucesso. O cidadão chega desempregado e sai com uma vaga ou com um curso. Queremos que as pessoas acordem com esperança e perspectiva, sabendo que têm um futuro aqui mesmo, no nosso litoral”, concluiu.

Para mais informações sobre cursos e vagas, procure uma agência do Sine no seu município. Todas oferecem atendimento gratuito e apoio na inscrição para cursos e processos seletivos.

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/1449741029711080).


Estado amplia qualificação e empregabilidade no litoral com ações integradas do Núcleo Regional do TrabalhoAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Você também poderá gostar