Trabalho

De janeiro a outubro, aumento de vagas de emprego e atendimentos é registrado pelo Sine em Paranaguá

Crescimento é resultado dos Feirões de Emprego, expansão de vagas e atenção do município

O número de atendimentos saltou de 331 em janeiro para 2.574 em outubro de 2025 (Foto: Silvia Costa)

O número de atendimentos saltou de 331 em janeiro para 2.574 em outubro de 2025 (Foto: Silvia Costa)

A cidade de Paranaguá têm registrado um aumento constante nas oportunidades de emprego nos últimos meses. De janeiro a outubro de 2025, o Sistema Nacional de Emprego – Paranaguá (Sine Paranaguá), junto à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Inovação (Setrin) da Prefeitura e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Estado, contabilizou um crescimento expressivo no número de atendimentos, refletindo o saldo positivo na geração de empregos no município.

De acordo com dados da unidade, o número de atendimentos saltou de 331 em janeiro para 2.574 em outubro. No mesmo período, as vagas captadas aumentaram de 55 para 522, enquanto as cartas de encaminhamento subiram de 39 em janeiro para 1.404 em outubro. 

Esse crescimento é resultado direto dos Feirões de Emprego, da expansão dos postos de trabalho em Paranaguá e do apoio constante do município às ações de empregabilidade. A gerente do Sine Paranaguá, Alessandra Bukarewicz, explica que o Sine é um Sistema Nacional de Empregabilidade e todo o atendimento é oferecido gratuitamente tanto para o trabalhador quanto para o empregador. 

“A gestão municipal atual disponibilizou reestruturação no quadro funcional. Atualmente oferece total apoio na divulgação das informações em suas páginas oficiais para que o encontro entre empresas e trabalhador aconteça de forma eficiente”, explicou.

Atendimento às empresas

De acordo com a gerente da unidade, no início, a maior parte do atendimento às empresas era realizada presencialmente, inclusive o preenchimento dos formulários para captação de vagas. Atualmente, esse trabalho foi otimizado e pode ser feito por WhatsApp e e-mail. O formulário eletrônico, disponível neste link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWesRv009iWy1nhx34_UeI81_ThyjaYjctZeo7UwKIZlHisA/viewform), deve ser preenchido pelo empresário para que as vagas sejam inseridas no sistema do Sine, de forma simples, rápida e totalmente digital.

Além do trabalho junto às empresas, o município disponibilizou uma colaboradora para atendimento exclusivo, que visita as empresas da cidade, desde o setor portuário até os comércios dos bairros. Essa ação resultou em um aumento significativo no número de vagas disponíveis ao longo de todo o ano.

Feirões de Empregos

Os Feirões ou Mutirões de Emprego são ações pontuais voltadas para o preenchimento de muitas vagas de uma mesma empresa. Nesses eventos, as empresas comparecem ao Sine e realizam as entrevistas diretamente no local. Segundo dados divulgados pela agência, nas últimas ações, oito empresas de Paranaguá participaram, oferecendo aproximadamente 430 vagas. Ao todo, quase 1.500 pessoas se candidataram às oportunidades de emprego.

Alessandra Bukarewicz explica que muitas pessoas aguardam o anúncio dos Feirões de Emprego do Sine para se recolocar e/ou colocar no mercado de trabalho. No entanto, a agência disponibiliza vagas diariamente, incluindo oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

“O jeito mais fácil de acompanhar essas vagas é através do canal ou grupos de WhatsApp oficiais do Sine As vagas mudam diariamente, e se a pessoa acompanha no grupo, consegue verificar as possibilidades. Se uma dessas vagas interessar, a pessoa vem até a agência Sine, e pega uma carta de encaminhamento para fazer uma entrevista na empresa”, explicou Alessandra.

O número de WhatsApp da Agência do Trabalhador de Paranaguá é (41) 3189-1903. Basta adicionar o contato e solicitar a entrada no grupo oficial do Sine.

Cursos de capacitação gratuito

Além das vagas de emprego, neste grupo também são disponibilizados cursos gratuitos de capacitação para a população, que são ofertados pelo Sistema e custeados pela Secretaria do Trabalho, Qualificação Renda do Estado do Paraná, algo que também pode ser custeado e ofertado pela Prefeitura de Paranaguá. Segundo a Secretaria do Trabalho e Inovação do município, em 2025 já foram ofertados 26 cursos. 

Além disso, em parceria com a pasta estadual do Trabalho, o município oferece cursos por meio do Projeto Qualifica Paraná, que acontecem dentro das carretas do programa. Cada aula assistida oferece uma ajuda de custo de R$ 42,00 aos participantes. De acordo com o Sine Paranaguá, na próxima semana será anunciado mais um desses cursos, já garantido pelo Governo do Estado.

Outros avanços do SINE Paranaguá

Outro avanço significativo do Sine Paranaguá é o atendimento realizado junto às cooperativas e sindicatos do setor portuário. Conforme a gerente da agência, nesse tipo de contratação, o trabalhador atua como autônomo, e a agência realiza a intermediação da mão de obra por meio de acompanhamento direto, conferindo manualmente os registros junto às cooperativas e sindicatos, já que o sistema não capta automaticamente esse tipo de contratação.

“Essa alternativa chamou a atenção de outras cidades, e uma cooperativa da região de Maringá esteve visitando a agência do Sine em Paranaguá para entender o processo e levar a iniciativa para lá. Temos participado de diversas reuniões com empresas interessadas em investir no município, e numa dessas reuniões, um empresário de São Paulo disse ao prefeito Adriano Ramos: ‘Prefeito, queremos que o Sr. saiba que Paranaguá é a melhor porta de entrada e de saída, do Brasil para o mundo’”, destacou.

Dados recentes

De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná, 85% das cidades do estado têm saldo positivo de empregos em 2025. No total, foram criados mais de 121 mil postos formais no Paraná. Em Paranaguá, foram gerados 1.544 postos, e o núcleo local apresentou desempenho expressivo na colocação de trabalhadores, atingindo 60% da meta geral estabelecida.


De janeiro a outubro, aumento de vagas de emprego e atendimentos é registrado pelo Sine em ParanaguáAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).

De janeiro a outubro, aumento de vagas de emprego e atendimentos é registrado pelo Sine em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar