Connect with us

Trabalho

Candidatos a presidente do Sindestiva destacam propostas para a categoria

Candidatos a presidente Everson Leite (Chapa 1) e Izaias Junior (Chapa 4) destacaram importância do processo democrático ordeiro

Publicado

em

presidente do Sindestiva

Everson Farias e Izaias Junior disputam o pleito no domingo, 18

No domingo, 18, o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) irá realizar o segundo turno da eleição, na Chácara da Estiva, para escolher a nova diretoria da categoria. Após a realização do primeiro turno com cinco chapas, ficou definida a disputa de segundo turno entre a Chapa 1 (Transparência com Resultado), do candidato a presidente Everson Fernando Leite de Farias, e a Chapa 4, do candidato Izaias Vicente da Silva Junior. A Folha do Litoral News entrevistou os dois postulantes à presidência da Estiva, os quais detalharam propostas para a categoria no próximo mandato e expectativa para o domingo, 18, que além de ser a data do pleito é o Dia do Estivador. 

O candidato Everson Leite de Farias, da Chapa 1, destacou a expectativa para o segundo turno. “Estamos caminhando para um segundo turno, que será no dia 18 de outubro, coincidentemente Dia do Estivador, uma data também para se comemorar, junto com isso, o voto do trabalhador, com o associado que vai votar. Tenho que agradecer esses 365 votos que foram nos dados neste primeiro turno, agradecer a todos que estiveram na Chácara da Estiva, indiferente das chapas que escolheram votar”, destaca, ressaltando que o pleito foi ordeiro e transparente com 898 votantes e expectativa de aumento deste número no segundo turno.

O candidato Izaias da Silva Junior, da Chapa 4, também salientou a expectativa do pleito e a chance de concorrer no segundo turno. “A eleição agora é uma expectativa muito grande de uma vitória da Chapa 4 e não só da Chapa 4, do estivador e de sua família. A nossa chapa é composta por 15 trabalhadores, todos eles do porão do navio e tem dado um resultado positivo e de grande resposta à categoria. Todos vêm de porão do navio e a maioria dele é filho de estivador”, ressalta, frisando que sua chapa preza para que o Sindestiva perdure por mais 100 anos.

Segundo Izaias Junior, a proposta da sua chapa é fazer uma gestão de mudanças positivas e diálogo com a categoria. “Tivemos 898 votantes na eleição do primeiro turno, faltaram 171 pessoas para completar 1.073 votantes. Todas as chapas foram buscando um objetivo grande ao sindicato, ao trabalhador e seus familiares, e graças a Deus a gente conseguiu um resultado favorável de ir ao segundo turno com a chapa atual e vamos continuar nesta luta”, acrescenta.

Everson Leite ressalta que a atual gestão da Estiva da qual faz parte e que está concorrendo para o terceiro mandato obteve conquistas importantes para a categoria na remuneração, avanços trabalhistas e diálogo em assembleias. “Avançamos muito. O estivador sabe bem do que estou falando. Hoje pode conversar com a sua esposa, o seu filho, ele entende o quanto melhorou a vida dele”, afirma o candidato, destacando a proposta da chapa de continuidade das conquistas.

Mensagem aos estivadores

“A expectativa é muito grande, primeiro porque é Dia do Estivador no dia 18. Estamos lutando para que o sindicato permaneça em pé durante muitos e muitos anos”, destaca Izaias Junior da Chapa 4, ressaltando o diálogo e a união com a categoria e de oposição à chapa atual, inclusive com as outras chapas que disputaram o primeiro turno. “Companheiro, dia 18 é Dia do Estivador, que nós possamos juntos mudar a história do estivador. Quero agradecer não só a sua família, como a minha família, a minha esposa, o meu filho, que tem estado junto conosco”, diz. “Que junto possamos ser parabenizados mudando a história da Estiva de Paranaguá votando em Izaias Junior, na Chapa 4”, acrescenta.

“Todo mundo espera ansioso a eleição da Estiva, que é disputada e movimenta a cidade”, afirma Everson Leite, da Chapa 1, destacando a importância do pleito, que para ele é o mais importante após as eleições municipais. “Eu me coloquei com responsabilidade, tenho dois mandatos, conheço bem como está funcionando a máquina do nosso sindicato. Existe uma preocupação grande, pois enfrentaremos muitos problemas ano que vem políticos, de desestatização, de perda de exclusividade, tem muita investida grande em cima do trabalhador da faixa do cais”, ressalta, destacando sua tranquilidade e experiência para as negociações. “Neste dia 18 de outubro, esta data tão importante para nós que comemoramos o Dia do Estivador, venho humildemente pedir seu voto na Chapa 1 “, afirma Everson Leite. 

Confira os candidatos das duas chapas: 

Chapa 1

Presidente – Everson Fernando Leite de Farias

Secretário – Nesias Paulino de França

Tesoureiro – Toni Monte

Diretor junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Delegado representante do Conselho de Autoridades Portuária (CAP) – Sidnei Santos Costa

Diretor de assistência social – Aldo Ferreira da Silva

Chapa 4

Presidente – Izaias Vicente da Silva Junior

Secretário – Daniel Correa de Camargo

Tesoureiro – Sidenei de Oliveira

Diretor junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Delegado representante do Conselho de Autoridades Portuária (CAP) – José Ricardo Ramos Ferreira

Diretor de assistência social – Geziel Carlos Damaceno