A procura por emprego nos primeiros dias do ano tem sido alta na Agência do Trabalhador de Paranaguá. Ao dia, desde o começo da semana, foram cerca de 200 pessoas atendidas, sem contar as que passam pelo local para conferir as vagas disponíveis para se inserir no mercado de trabalho. Como a taxa de pedidos de seguro-desemprego foi alta no ano passado, a Agência espera que neste ano seja possível empregar mais trabalhadores e mudar essa realidade.
O supervisor de captação de vagas da Agência do Trabalhador, Sereno de Abreu, afirmou que uma das barreiras observadas para o preenchimento das vagas é a exigência de experiência anterior pelas empresas para os candidatos. “Às vezes, a pessoa nunca trabalhou e ela precisa de uma oportunidade”, lembrou.
Mas, a oferta de emprego ainda está muito abaixo da procura. “Isso ocorre devido à crise econômica que estamos passando. A procura pelo seguro-desemprego nos dá a dimensão do que ocorre, existem muitas pessoas assumindo o desemprego e o mercado de trabalho está muito exigente, pois eles não querem os bons, querem os melhores”, analisou o gerente da Agência do Trabalhador de Paranaguá, Roberto Lagos.
O gerente ainda frisou que haverá esforços para empregar mais trabalhadores no município. “O Sine está para encaminhar os trabalhadores, estamos no início do trabalho, estamos moldando as ferramentas, para que a máquina administrativa proporcione maior bem-estar para a população também na área do emprego”, declarou Roberto.
VAGAS DISPONÍVEIS
O maior índice de vagas hoje na Agência é para instalador de TV, internet e telefone, com 20 abertas, sendo exigido o Ensino Médio completo, CNH (categoria B), ter veículo próprio e possiblidade de realizar viagens. Outra oportunidade com maior número de vagas é para operador de pá-carregadeira, com 12 abertas, na qual se exige Ensino Fundamental incompleto, CNH (categoria C) e experiência na área.
Ainda estão disponíveis duas vagas de açougueiro, 1 vaga para encarregado de supermercado, 1 para vendedor interno, 1 para caseiro, 1 para borracheiro, 1 para mecânico de manutenção, 1 para mecânico automotivo e 1 para mecânico de máquinas pesadas. Além disso, também há oportunidades para Portadores de Necessidades Especiais, sendo 1 para empacotador, 1 para operador de caixa e 1 para repositor. A carta de encaminhamento para entrevista só pode ser retirada com apresentação de laudo médico. Todos os interessados devem procurar pela Agência do Trabalhador, das 7h30 às 15h.