Na manhã de segunda-feira, 25, o superintendente regional do Trabalho do Paraná, Paulo Alberto Kroneis, promoveu a reativação oficial da agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Paranaguá, em cerimônia que contou com a presença do deputado federal Alex Canziani (PTB), bem como autoridades locais e representantes da classe contábil. A reativação foi possibilitada com a posse do novo chefe da agência de Paranaguá, Smailon Borges Sabião, que destacou sua expectativa para ampliar o acesso aos serviços públicos do MTE na região.
A agência é essencial para os trabalhadores de Paranaguá e litoral, fazendo uma média de atendimento de 100 pessoas por semana. Em fevereiro, após servidores que atuavam no espaço se aposentarem por doença ou por tempo de serviço, o espaço teve que suspender suas atividades. Foi então que foram iniciadas as conversas da classe contábil local com as autoridades.
“Houve um empenho nosso e das demais autoridades envolvidas no sentido de que não se fechasse esta agência, pela importância que ela tem e por estar localizada em uma cidade portuária que agrega todo o litoral. É uma grande necessidade e seria uma perda irreparável deixar de atender os empresários e comerciantes da região”, afirma o superintendente regional do MTE, Paulo Alberto Kroneis. Segundo ele, Smailon Sabião é agente administrativo concursado do MTE, é paranaense e estava trabalhando no interior do Amazonas. “Um pedido nosso que foi encaminhado a Brasília foi de que este servidor viesse residir em Paranaguá para exercer um trabalho melhor e mais abrangente”, explica Kroneis, agradecendo ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o apoio.
“Conversamos com as autoridades para viabilizar este pleito, a que o ministro atendeu e possibilitou a vinda de um funcionário para Paranaguá, um paranaense que agora volta para servir ao Paraná e ao litoral. Isso não tem acontecido, várias outras agências estão fechando por falta de servidores, mas graças ao trabalho do superintendente e apoio do ministro conseguimos possibilitar esta reativação da sede local”, afirma o deputado federal Alex Canziani.
“A importância da agência estar funcionando é oferecer novamente todos os serviços aos cidadãos disponibilizados na superintendência em Curitiba de forma mais próxima. É uma felicidade voltar ao Paraná com esta oportunidade, felizmente consegui voltar para a minha casa”, acrescenta o novo chefe da agência do MTE em Paranaguá, Smailon Borges Sabião.
“Isso vem a beneficiar todos os empresários e empregados do litoral paranaense. Estamos muito felizes com esta reabertura e pela superintendência do MTE ter acatado a nossa solicitação”, destaca o conselheiro do CRC-PR, Fábio Bonsenhor. “Os cidadãos estavam necessitando subir a Curitiba para acessar estes serviços propiciados pela agência do MTE, gerando despesa e transtornos. Em junho fizemos uma primeira reunião, quando conseguimos um servidor provisório e nesta semana tivemos a notícia da vinda deste novo servidor 100%”, afirma o presidente do Sincolpar, Danilo Grani.