conecte-se conosco

Tempo

Verão começa no litoral com temperaturas superiores aos 30.ºC

Simepar afirma que estação deverá ter primeiros dias com temperatura alta e tempo seco

Publicado

em

Na terça-feira, 21, às 12h59, foi iniciado oficialmente o verão em todo o Paraná, incluindo o litoral do Estado, abrangendo os sete municípios da região. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação no litoral registrou temperaturas próximas de 32.ºC, com sensação térmica superior, chegando até os 36.ºC em Paranaguá. De acordo com a previsão do Simepar, o início da estação deverá ter dias de calor e tempo seco com sol, bem como incidência durante a maior parte do verão do fenômeno climático La Niña.

Segundo as quatro estações metereológicas ativas do Simepar no litoral, Paranaguá chegou a registrar na terça-feira, 21, uma temperatura de 29,7.ºC e uma sensação térmica de 33.ºC. Antonina registrou um calor superior de 32,1.ºC e sensação térmica de 35.ºC. A Estação Meteorológica Salto Morato, em Guaraqueçaba, contabilizou 32.ºC e sensação térmica de 36.ºC. A estação de Guaratuba registrou uma sensação térmica de 29.ºC e uma temperatura média de 27.9.ºC. 

La Niña

De acordo com o Simepar, o fenômeno climático La Niña “permanecerá ativo com intensidade moderada, perdendo força apenas no final da estação”. Segundo a assessoria, isso se dá devido ao resfriamento da temperatura da superfície das águas altera os padrões climáticos globais. “Estão previstos dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico”, ressalta o meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius. “Típicas do verão paranaense, as tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo”, complementa.

Chuvas

“A temperatura média do ar deve ficar próxima à média climatológica a ligeiramente acima da normalidade. Já a ocorrência de chuvas ficará entre abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses”, informa o Simepar, destacando que o verão é a estação chuvosa no Paraná, mas que, o cenário climático global desfavorável “indica dificuldade para recuperar e manter de forma sustentada os níveis dos reservatórios de abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba”, salienta Jusevicius.

“Fatores climatológicos favorecem as chuvas intensas, localizadas e de curta duração, com raios e trovoadas”, informa o meteorologista do Simepar, Samuel Braun. “Nos eventos extremos, vendavais e tempestades de granizo costumam afetar todas as regiões do Estado. Os valores médios mais elevados de temperaturas ocorrem habitualmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e litorânea. Em www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Também pode ser consultada a previsão do tempo para até quinze dias por município e região do Paraná. Além disso, podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas)”, finaliza a assessoria do Simepar. 

Com informações do Simepar e UFPR