conecte-se conosco

Tempo

Agosto inicia com mudança no tempo e chuva fraca pode ocorrer no litoral

Simepar informa que não há previsão de frente fria para o Estado

Publicado

em

O tempo nos últimos dias de julho no estado do Paraná foi marcado pelo predomínio de uma intensa massa de ar frio e seco. Nesta onda de ar frio, no período de 27 a 31 de julho, foram registradas temperaturas negativas em 36 municípios de todas as regiões paranaenses. Em vários municípios das Regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais foram 3 dias seguidos com temperaturas negativas. No litoral houve registro de recorde nas temperaturas baixas e pouca chuva.

Os menores valores ocorrem em Guarapuava e Ponta Grossa (-4,3 °C), Cascavel (-4,1 °C), Palmas (-5,4 °C) e General Carneiro (-7,3 °C). Em Curitiba a menor temperatura foi de -0,8 °C, no dia 30 de julho, porém não houve quebra de recorde histórico, -2,6 °C em 17 de julho de 2000.

“De modo geral, as temperaturas mínimas estiveram mais baixas do que o esperado em relação à média histórica. Porém, com esta análise, não é possível concluir diretamente que se trata do inverno mais frio em termos de comportamento climatológico. Já para as temperaturas máximas, grande parte do Paraná esteve dentro da média histórica esperada”, relatou Lidia Luisa Mota, meteorologista do Simepar.

Na terça-feira, 3, o ar frio volta a se intensificar sobre as regiões Sudoeste, Sul e Centro-sul do Paraná e com isso há condições para ocorrência de geadas fracas nos diversos municípios dessas regiões. Nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba e microrregião de Cascavel, faz frio ao amanhecer, porém não há previsão da formação de geadas. Na microrregião de Telêmaco Borba há previsão de geada fraca nos fundos de vales.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês de agosto inicia com mudança na temperatura e não há previsão de uma nova massa de ar polar para os próximos 15 dias no Paraná. “As frentes frias vão estar menos frequentes, pelo menos nesta primeira quinzena, por enquanto é este o indicativo”, informou o meteorologista Fernando Mendes.

As estações do Simepar apontaram recordes de temperaturas mínimas em 2021 nos municípios de Antonina (2,8ºC), Guaratuba (5,0ºC) e Paranaguá (5,5ºC).

Nos primeiros dias do mês no Paraná, a tendência é de chuva, mas os volumes não são elevados. A segunda frente fria, acompanhada de uma moderada massa de ar polar, deve avançar pela região na segunda semana do mês. A maior parte da chuva vai ficar restrita ao interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No início da segunda quinzena, uma massa de ar frio de forte intensidade vai chegar ao Sul do país provocando queda acentuada de temperatura, com risco para geadas amplas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o interior do Paraná.

A expectativa é de que as menores temperaturas do mês fiquem concentradas entre o dia 15 e o dia 20. Na última semana do mês, outra frente fria acompanhada de uma moderada massa de ar frio vai derrubar a temperatura novamente.

Alerta Geada

Em caso de geada prevista com impacto em culturas sensíveis a baixas temperaturas, o IDR Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às lavouras. O risco climático é observado nas regiões mais altas do Estado: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e Sul da Região Metropolitana de Curitiba.

Até o final do inverno, o Simepar emite as previsões para todas as regiões por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas. O serviço Alerta Geada tem espaço dedicado na página www.simepar.br e envia mensagens a usuários cadastrados por meio do aplicativo WhatsApp. Interessados devem inserir o número (43) 3376-2248 nos contatos e enviar a seguinte mensagem: “Quero receber o Alerta Geada”.

Com informações do Simepar e ClimaTempo

Foto: AEN

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress