No dia 25 de agosto, o WhatsApp informou aos usuários a atualização dos termos de serviço e da política de privacidade do aplicativo. A principal alteração se deve à colaboração com o Facebook e o fornecimento de dados dos usuários de uma rede social para outra. O WhatsApp pertence ao Facebook desde 2014.
De acordo com informações divulgadas pelo WhatsApp na última semana, os documentos foram atualizados com a finalidade de deixar clara a implementação da criptografia de ponta a ponta. A criptografia garante que somente você ou a pessoa para quem você enviou as mensagens possam vê-las.
Mesmo com a atualização dos termos de serviço, a colaboração com o Facebook não alterará a segurança dos usuários quanto à criptografia, como informou a rede social. “Mesmo que estejamos trabalhando com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estaremos impossibilitados de ler as suas mensagens. Nós não iremos publicar ou compartilhar seu número de telefone com terceiros, incluindo no Facebook. Nós também não iremos vender, compartilhar ou disponibilizar o seu número de telefone para anunciantes”, esclareceu.
MUDANÇAS
Mas, afinal, o que muda para o usuário? As mudanças estão relacionadas ao fornecimento de informações para armazenamento no banco de dados. O que irá passar a acontecer é o oferecimento de anúncios relacionados com o gosto e pesquisa de cada pessoa, além de sugestão de conhecidos aos usuários do Facebook.
Segundo o WhatsApp, a colaboração com o Facebook permite obter métricas básicas em relação à frequência com que as pessoas usam o aplicativo e também ser mais eficazes no combate ao spam. “Outro fato importante é que ao conectar o seu número de telefone aos sistemas do Facebook, você terá sugestões de amizade melhores e anúncios mais relevantes caso tenha uma conta com eles. Por exemplo, você poderá ver um anúncio de uma empresa da qual você já tenha utilizado os serviços ao invés de uma que você nunca tenha ouvido falar”, explicou.
Vale lembrar que a “família Facebook” abrange não só esta rede como também o Instagram e outras. O usuário também terá a opção de não compartilhar os dados com outra rede social. Para isso, quando o app for atualizado, basta clicar na caixa de seleção correspondente a “Compartilhar os dados da minha conta do WhatsApp com o Facebook para melhorar minhas experiências com anúncios e produtos no Facebook”, desmarcando a opção. Feito isso, o usuário deve selecionar a palavra “concordo”.
A universitária Paloma da Silva Guedes disse que não irá concordar com o compartilhamento de dados de uma rede a outra. “O Google já faz isso com o Facebook e se é uma rede social não tem porque compartilhar meus dados”, afirmou.
Paloma disse se sentir incomodada com o excesso de anúncios que aparecem no Facebook, os quais, segundo ela, acabam tirando o foco do que está fazendo. “Sempre observo anúncios no Facebook relacionados ao que eu estava pesquisando, assim como no Instagram. Me incomoda porque existem muitas propagandas enganosas também”, analisou.