A Viação Rocio apresentou na manhã de sexta-feira, 17, em coletiva de imprensa, as novas tecnologias que serão utilizadas com o objetivo de melhorar o transporte coletivo e a mobilidade urbana no município. Em parceria com a prefeitura e com a startup RouteSmart, uma plataforma digital entrará em funcionamento para auxiliar os passageiros no dia a dia. Eles poderão saber, por exemplo, se a linha de ônibus que utilizam está atrasada e receber outras notificações no celular sobre as linhas que mais utilizam.
Todas as novidades partem do conceito de cidades inteligentes, as chamadas “smart cities”, em que pessoas e empresas podem aproveitar de forma eficiente todos os recursos urbanos, fomentando a economia e a qualidade de vida.
A plataforma digital da Viação Rocio inclui seis passos, iniciando pelo uso do aplicativo para Android, Iphone e Windows, pelo qual será possível verificar algumas informações sobre as linhas de ônibus de maneira rápida mesmo se o usuário estiver offline.O segundo passo é o site, que oferece integração com todas as informações da empresa. O terceiro passo o social, com integração ao Facebook, seguido do quarto passo, que se trata do envio de SMS com alertas inteligentes com base no uso do transporte. Os e-mails também serão utilizados para se comunicar com o cliente corporativo, e o sexto passo é o armazenamento de todas as informações em nuvem, com sistema seguro, rápido e multiplataforma.
A diretora executiva da Viação Rocio, Rebeca Gulin, afirmou que optar pela informação, agilidade e segurança no tráfego do transporte coletivo é missão da Viação Rocio. “Traremos o acompanhamento das linhas, pela Internet, tendo sempre uma interação com o usuário. É uma forma de levarmos informações de dentro da Rocio para eles e mantê-los atualizados”, destacou.
As redes sociais também serão utilizadas para criar aproximação com os passageiros. “Além do aplicativo, temos o Facebook que é um canal aberto para melhor atender o usuário. Estaremos abertos a críticas, elogios, pois toda sugestão é muito bem-vinda”, disse. “Queremos que os passageiros se sintam cada vez mais inseridos na cidade, nos acontecimentos que a Viação tem a passar para eles, para deixar a viagem deles, desde a saída de casa até o seu destino, o mais confortável possível”, finalizou Rebeca.
SOLUÇÕES DE MOBILIDADE
O desenvolvedor e consultor em tecnologia, Marcos dos Santos, representou a startup RouteSmart e contou que foram quatro meses de planejamento para apresentar as soluções de mobilidade urbana com base na tecnologia. “Trabalhamos mais com “smart cities”e essa é uma das soluções que atendem ao transporte coletivo. As companhias de ônibus são as formas mais fáceis da gente dar esse conceito de smart cities”, frisou.
Solenidade contou com a presença de representantes dos setores da empresa e vereadores de Paranaguá
Uma equipe técnica da startup, juntamente com a equipe de Tecnologia de Informação da Viação Rocio, foi responsável pela concretização das ideias e soluções tecnológicas. Segundo Marcos, o site já está no ar, no qual a população já pode ter acesso a notícias, rotas e horários e conhecer mais sobre a empresa. “O site já está disponível. Na semana que vem, as plataformas iOS e Android também estarão disponíveis. Por uma questão legal e operacional, a população poderá sentir, a partir de abril, um princípio de melhorias com os alertas que serão emitidos para todos os aparelhos celulares dos passageiros”, contou Marcos.