Tecnologia

Viação Rocio lança plataforma digital

Tecnologia irá auxiliar o usuário do transporte público

gtf d00q 1584470532

A Viação Rocio apresentou na manhã de sexta-feira, 17, em coletiva de imprensa, as novas tecnologias que serão utilizadas com o objetivo de melhorar o transporte coletivo e a mobilidade urbana no município. Em parceria com a prefeitura e com a startup RouteSmart, uma plataforma digital entrará em funcionamento para auxiliar os passageiros no dia a dia. Eles poderão saber, por exemplo, se a linha de ônibus que utilizam está atrasada e receber outras notificações no celular sobre as linhas que mais utilizam.

Todas as novidades partem do conceito de cidades inteligentes, as chamadas “smart cities”, em que pessoas e empresas podem aproveitar de forma eficiente todos os recursos urbanos, fomentando a economia e a qualidade de vida.

A plataforma digital da Viação Rocio inclui seis passos, iniciando pelo uso do aplicativo para Android, Iphone e Windows, pelo qual será possível verificar algumas informações sobre as linhas de ônibus de maneira rápida mesmo se o usuário estiver offline.O segundo passo é o site, que oferece integração com todas as informações da empresa. O terceiro passo o social, com integração ao Facebook, seguido do quarto passo, que se trata do envio de SMS com alertas inteligentes com base no uso do transporte. Os e-mails também serão utilizados para se comunicar com o cliente corporativo, e o sexto passo é o armazenamento de todas as informações em nuvem, com sistema seguro, rápido e multiplataforma.

A diretora executiva da Viação Rocio, Rebeca Gulin, afirmou que optar pela informação, agilidade e segurança no tráfego do transporte coletivo é missão da Viação Rocio. “Traremos o acompanhamento das linhas, pela Internet, tendo sempre uma interação com o usuário. É uma forma de levarmos informações de dentro da Rocio para eles e mantê-los atualizados”, destacou.

As redes sociais também serão utilizadas para criar aproximação com os passageiros. “Além do aplicativo, temos o Facebook que é um canal aberto para melhor atender o usuário. Estaremos abertos a críticas, elogios, pois toda sugestão é muito bem-vinda”, disse. “Queremos que os passageiros se sintam cada vez mais inseridos na cidade, nos acontecimentos que a Viação tem a passar para eles, para deixar a viagem deles, desde a saída de casa até o seu destino, o mais confortável possível”, finalizou Rebeca.

 

SOLUÇÕES DE MOBILIDADE

O desenvolvedor e consultor em tecnologia, Marcos dos Santos, representou a startup RouteSmart e contou que foram quatro meses de planejamento para apresentar as soluções de mobilidade urbana com base na tecnologia. “Trabalhamos mais com “smart cities”e essa é uma das soluções que atendem ao transporte coletivo. As companhias de ônibus são as formas mais fáceis da gente dar esse conceito de smart cities”, frisou.

 

FOTO%203(6)
Solenidade contou com a presença de representantes dos setores da empresa e vereadores de Paranaguá

 

Uma equipe técnica da startup, juntamente com a equipe de Tecnologia de Informação da Viação Rocio, foi responsável pela concretização das ideias e soluções tecnológicas. Segundo Marcos, o site já está no ar, no qual a população já pode ter acesso a notícias, rotas e horários e conhecer mais sobre a empresa. “O site já está disponível. Na semana que vem, as plataformas iOS e Android também estarão disponíveis. Por uma questão legal e operacional, a população poderá sentir, a partir de abril, um princípio de melhorias com os alertas que serão emitidos para todos os aparelhos celulares dos passageiros”, contou Marcos.

Você também poderá gostar

Viação Rocio lança plataforma digital

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.