Na era digital, muitos empresários e comerciantes têm visto as redes sociais digitais como grande ferramenta para o marketing de sua empresa. Formado em Administração com ênfase em Marketing e especialização em Comunicação Empresarial, o professor de Segmentos de Marketing e Comunicação, Cláudio Flores destacou que nos últimos anos ocorreu um crescimento da utilização das redes sociais digitais para o marketing. “Vejo que há aproximadamente 10 anos a importância das redes sociais digitais como ferramenta para o marketing se tornou bastante evidente. Há alguns anos, a criação era diferente, a confecção de uma peça era para o meio impresso e hoje é preciso pensar no impresso, mas também nas redes sociais digitais em que há um público mais jovem e antenado”, salientou.
O professor frisou que é importante ficar atento ao público-alvo. “Essa é uma ferramenta importante para o marketing, mas é preciso tomar cuidado com a busca pelo público-alvo. É necessário verificar em qual rede social digital aquela peça deve ser apresentada, ou seja, qual o ambiente a ser utilizado para essa publicidade. Nem todos os públicos são encontrados em todas as redes sociais digitais”, esclareceu. “Há um número bastante grande de redes sociais digitais, cada uma tem um segmento específico e é importante que a empresa, a marca, saiba exatamente onde está seu público na rede social. Às vezes, pensamos o mundo digital como apenas um ambiente, mas apesar de ser apenas um, ele é segmentado da mesma forma que o ambiente físico”, enfatizou.
Quando se fala em rede social muito se lembra de Facebook e Twiter, contudo, Cláudio Flores ressaltou que há outras mídias que precisam ser lembradas como YouTube, Instagram, entre outras. “O empresário precisa pensar onde deve investir. É preciso lembrar da segmentação. Vemos que cada uma dessas redes como Facebook, YouTube, Instagram, por exemplo, tem características peculiares e esse empresário precisa procurar pela melhor rede para o público que ele pretende atingir”, orientou. “É importante que a empresa saiba onde está seu público, porque qualquer estratégia utilizada de comunicação de marketing errando foco, o investimento será jogado fora e não alcançará seu objetivo”, observou.