Tecnologia

Paraná poderá implantar modelo de bonde elétrico em várias regiões

Sistema terá fase de testes na Região Metropolitana de Curitiba e poderá se estender para outras regiões

WhatsApp Image 2025 09 05 at 10.36.24 1

O Paraná se torna o primeiro estado da América do Sul a adotar oficialmente o sistema (Foto: Roberto Diziúra Jr/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário das Cidades, Guto Silva, apresentaram nesta quinta (04/09) o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, que será implantado inicialmente na Região Metropolitana de Curitiba, mas que poderá ser expandindo a outras cidades do Paraná.

A ideia é que, se aprovado neste teste, o veículo seja incluído no sistema de transporte metropolitano, podendo também ser expandido a outras cidades do Paraná. No período de testes serão avaliadas questões como a manutenção, comportamento do veículo no trânsito da cidade, se a população aprova esse meio de transporte e alternativas para amplitude a esse projeto com novos veículos e novas linhas.

WhatsApp Image 2025 09 05 at 10.36.24
A ideia é que, se aprovado neste teste, o veículo seja incluído no sistema de transporte metropolitano (Foto: Roberto Diziúra Jr/AEN)

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o modelo representa mais um salto tecnológico importante, acompanhando o dinamismo do Estado. “O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes. Estamos investindo muitos recursos nas cidades, melhorando a qualidade de vida e promovendo novidades que possam colaborar com o desenvolvimento econômico”, disse ele.

Com a adoção desse novo modelo, o Paraná se torna o primeiro estado da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo. O novo sistema é fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vinculada à Secretaria das Cidades, pasta comandada por Guto Silva.

Serviço:

Como funciona o BUD

Elétrico e com pneus, é guiado no asfalto por indução magnética por um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem trilhos físicos

Valor da passagem: R$ 5,50

Tamanho e capacidade: 30 metros de comprimento e transporta até 280 passageiros

Trajeto da fase experimental: 10 quilômetros, ligando o Terminal de Pinhais ao Terminal São Roque, em Piraquara, na RMC.

Sustentável:100% elétrico e movido a energia renovável.

Recarregamento: Recarregável por dispositivos no teto que coletam energia durante a operação. Em 12 minutos completa a carga completa com autonomia de 40 quilômetros contínuos.


Paraná poderá implantar modelo de bonde elétrico em várias regiõesAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Paraná poderá implantar modelo de bonde elétrico em várias regiões

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar