Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, comemora-se o 35° aniversário da apresentação de Steve Jobs para mostrar o primeiro Macintosh, em 1984. A revelação da novidade aconteceu durante um encontro anual da Apple com investidores no Flint Center, localizado na cidade de Cupertino, na Califórnia.
Na apresentação, registrada em vídeo, Steve Jobs apresenta a máquina ao som de aplausos e gritos da plateia. Em um determinado momento, ele insere um saudoso disquete no Macintosh, que começa a rodar um vídeo com a música Titles, do músico Vangelis, famosa em todo o mundo por fazer parte de diversas produções da TV e cinema.
Então, a máquina começa a se apresentar em um texto rodando na tela e em "voz alta":
"Olá, eu sou o Macintosh. Com certeza foi ótimo sair dessa sacola. Não estou acostumado a falar em público, gostaria de compartilhar com você uma máxima que descobri da primeira vez em que entrei em um mainframe da IBM: NUNCA CONFIE EM UM COMPUTADOR QUE VOCÊ NÃO PODE ERGUER. Obviamente, eu posso falar, mas agora eu gostaria de sentar e ouvir. Então, é com orgulho considerável que eu apresento um homem que tem sido como um pai para mim… STEVE JOBS".
[videoyoutube]2B-XwPjn9YY[/videoyoutube]
Nos Estados Unidos, o Macintosh chegou a custar US$ 2.495, equivalente a US$ 6 mil com os ajustes atuais. As especificações contavam com processador Motorola 68000 de 8 MHz, 128 KB de memória RAM e unidade de disquete de 400 KB.
Para comemorar os 35 anos do grande lançamento da Apple, o CEO Tim Cook publicou uma homenagem em seu Twitter:
35 years ago, Macintosh said hello. It changed the way we think about computers and went on to change the world. We love the Mac, and today we’re proud that more people than ever are using it to follow their passions and create the future. pic.twitter.com/oUQDJN3jRU
— Tim Cook (@tim_cook) 24 de janeiro de 2019
"Há 35 anos, o Macintosh disse 'Oi'. Isso mudou a forma em que pensamos sobre os computadores e começamos a mudar o mundo. Nós amamos o Mac e hoje estamos orgulhosos que mais pessoas do que nunca estão usando ele para seguir suas paixões e criar o futuro", disse o executivo.
Fonte: Mac Rumors