Utilizar o celular ou o aparelho de GPS do carro para localizar endereços era uma atitude impensável há alguns anos. Hoje, o aplicativo Google Maps, por exemplo, é quase que um item indispensável em smartphones e computadores. O principal atributo dessas tecnologias é a facilidade que oferecem aos usuários. Consultar mapas no papel virou coisa do passado, agora eles estão on-line e atualizados para que todos consigam encontrar o caminho para o destino desejado.
Nunca foi tão fácil descobrir o endereço de restaurantes, hotéis, cinemas, shoppings, farmácias e outros. Ainda mais em uma cidade diferente. O turismo é uma das esferas mais facilitadas pelo aplicativo e GPS. Com eles, é possível chegar a museus e demais pontos turísticos importantes do local onde a pessoa se encontra sem muito esforço. É possível ainda calcular o tempo médio que se levará para ir de um lugar a outro seja a pé, de carro ou de transporte público.
Além disso, ainda existe o recurso Street View que faz com que os usuários sejam levados a qualquer parte do mundo como se estivessem realmente no local. Com o cursor do mouse ou com a ponta dos dedos, dá para caminhar por várias cidades e, alguns locais ainda permitem que as pessoas acessem o interior de estádios e praças.
FACILIDADES
A jovem Naegeli Gomes Matias relatou que o uso do Google Maps auxilia muito quando precisa ir a outra cidade. “Geralmente quando vou para Curitiba, onde mudam muito os locais, costumo usar. Se eu for de carro ou mesmo de ônibus, eu utilizo para encontrar o endereço que preciso, por isso é bastante útil para mim”, afirmou a usuária assídua do recurso.
Naegeli ainda comentou como fazia antes de a tecnologia chegar ao conhecimento do público. “Antes era muito difícil, tínhamos que andar muito até chegar aonde queríamos. Hoje perdemos muito menos tempo com isso”, opinou.
Quem também não deixa de usar a facilidade no dia a dia é Natalie Ester Matoso. A estudante de pedagogia relatou que, recentemente, fez uma viagem a Santa Catarina e o aplicativo a ajudou a localizar restaurantes e pontos turísticos. “Quando viajo uso bastante, para poder conhecer mais da região, desta forma consigo encontrar mais locais de forma mais rápida, ou mesmo na cidade, quando preciso encontrar algum endereço. Às vezes, penso em parar para perguntar para alguém na rua, mas é muito mais fácil pelo celular. Essa tecnologia auxiliou muito a vida da gente, não consigo imaginar como era antes”, concluiu.