A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) vem realizando durante o mês de janeiro o Litoral Cidadão, um evento voltado para a comunidade local. O objetivo é propiciar o contato dos veranistas e moradores com as forças de segurança do Estado. Na quarta-feira, 25, a ação acontecerá em Paranaguá, na Arena Albertina Salmon, na Rua João Régis, no bairro Ponta do Caju, das 15h às 19h.
O programa, que teve início em Matinhos, em 4 de janeiro, depois seguiu para Pontal do Paraná e Guaratuba, faz parte das ações do Verão Maior Paraná 2022/2023, promovido pelo Governo do Estado. A iniciativa é coordenada pela Sesp, em parceria com as prefeituras dos municípios do Litoral e com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
“Temos servidores falando sobre atendimento relacionado à violência doméstica, esclarecimentos sobre a elaboração de documentos por parte do Instituto de Identificação, orientação sobre combate às drogas pelo PROERD, entre outros. Mostramos que a segurança está presente na comunidade e é importante para que os moradores conheçam nossos serviços e saibam quais necessidades podem ser atendidas”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Durante o evento, as polícias Civil, Militar, Científica e Penal e o Corpo de Bombeiros fornecem orientações e informações dos serviços, entre eles o do boletim de ocorrência, e ações de educação para o trânsito, além de dicas de saúde e higiene pessoal.
“O objetivo é a interação da população com as forças policiais do nosso Estado, para que, principalmente, as crianças tenham em nossos bombeiros e policiais uma referência positiva em caso de emergência, além de trazer informações e serviços”, informou a Prefeitura de Paranaguá.
O evento também realiza atividades destinadas às crianças, como passeio a cavalo, contato com cão policial, entrega de amigurumis (pequenos bonecos de pelúcia), pintura no rosto, escultura de balões.
Também serão entregues kits de higiene bucal, além da medição de pressão e glicemia dos moradores, como explica a major Ana Cristina Mattana Alves. “Estaremos representando o quadro de saúde da Polícia Militar, com ambulâncias para fazer a medição de pressão e glicose e também a parte de orientação odontológica, fazendo ações educativas, orientando a escovação, ensinando as crianças a cuidarem da saúde bucal”, disse.
Com informações da SESP-PR e Prefeitura de Paranaguá