O Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, que recentemente realizou um evento no Ginásio José Richa, em Guaratuba, agora está expandindo suas ações para a área rural de Limeira. No dia 5 de abril, a comunidade rural da Limeira será atendida na Escola Municipal Rural Professora Elvira Detroz Amorim, onde serão oferecidos serviços essenciais à população local.
A principal ação do programa será a emissão da 1.ª e 2.ª vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN). “A Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca estará realizando também os cadastramentos de três registros fundamentais para a regularização de propriedades e acesso a benefícios governamentais: INCRA, CAR e CAF. Outros atendimentos do município estão sendo planejados também para o dia”, informou a organização.
Outros serviços municipais também estão sendo planejados para o evento, com o objetivo de oferecer uma gama de atendimentos para a população.

Os documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade Nacional: certidão de Nascimento (para solteiros); certidão de Casamento (para casados e viúvos); e certidão de Casamento com averbação de divórcio (para divorciados).
“Esses documentos devem ser apresentados em formato físico ou digital, e devem estar em bom estado e legíveis. Além disso, é necessário apresentar o CPF (cartão ou comprovante impresso de inscrição)”, disse a organização.
Caso o cidadão não possua CPF, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) realizará a inscrição e validação do número junto à Receita Federal no momento do atendimento. “Não perca essa oportunidade única de regularizar seus documentos e garantir o acesso a serviços essenciais”, concluiu.
CASAMENTO COLETIVO 2025
Estão abertas as inscrições para a 5.ª edição do Casamento Coletivo 2025, evento gratuito que acontecerá no dia 18 de maio, na Arena da Baixada, em Curitiba. Os casais interessados podem se inscrever até o dia 10 de maio e devem formalizar a inscrição no Cartório de Registro Civil ou no CRAS mais próximo.
A Prefeitura de Guaratuba está oferecendo transporte para os casais que se inscreverem e forem selecionados. A cerimônia de casamento, marcada para as 16h30, será conduzida pela Desembargadora Joeci Machado Camargo, que assumirá o papel de celebrante durante o evento.
Para se inscrever, os noivos devem apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG) e CPF; certidão de nascimento ou certidão de casamento com averbação do divórcio (atualizada nos últimos 90 dias); comprovante de renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277,00) ou 3 salários mínimos por casal (R$ 4.554,00), que pode ser um contracheque ou a carteira de trabalho; e comprovante de residência atualizado.
Para mais informações, os interessados podem procurar o CRAS Novos Horizontes, na Rua José Nicolau Abagge, 1330, no bairro Cohapar, ou entrar em contato pelo telefone (41) 3472-8602. Também é possível obter detalhes através da Secretaria do Programa Justiça no Bairro, pelo telefone (41) 3200-2802 ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da Prefeitura de Guaratuba