Serviços

Oficina gratuita sobre figurino no cinema e teatro chega a Paranaguá com aulas práticas e teóricas

Figurinista premiada promove imersão sobre o poder das roupas no cinema e nas artes

Isbella traz à cidade sua visão única sobre como as roupas constroem personagens, atmosferas e narrativas (Foto: Divulgação)

Isbella traz à cidade sua visão única sobre como as roupas constroem personagens, atmosferas e narrativas (Foto: Divulgação)

Entre os dias 25 a 30 de agosto, Paranaguá se transformará em palco para reflexões e experimentações sobre o figurino nas artes com a chegada da oficina Vestindo Histórias, ministrada pela figurinista Isbella Brasileiro. Com uma trajetória marcada por trabalhos em filmes icônicos como “Estômago 2” e “A Mesma Parte de um Homem”, Isbella traz à cidade sua visão única sobre como as roupas constroem personagens, atmosferas e narrativas.

CONTEÚDO

“O curso é voltado para pessoas que tenham interesse em figurino, seja do teatro, do cinema, da música, da performance, da dança ou pessoas que tenham vontade de aprender um pouco mais sobre essa área artística e que busquem, de certa forma, a criação na vida, não só com fins de trabalho”, afirmou Isbella.

A oficina será composta por um pacote de aulas de ensino à distância e cinco dias de aulas presenciais, que vão acontecer na Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico, com métodos voltados ao estudo da história, concepção e impacto simbólico do figurino nas obras cinematográficas.

Oficina gratuita "Vestindo Histórias" será de 25 a 30 de agosto (Foto: Duda Dalzoto)
Oficina gratuita “Vestindo Histórias” será de 25 a 30 de agosto (Foto: Duda Dalzoto)

Mais do que ensinar técnicas, Isbella convida os participantes a perceberem o figurino como linguagem de uma ferramenta que dialoga com o roteiro, a direção de arte e a fotografia, revelando o não-dito e aprofundando a construção de mundos. “Nas aulas presenciais, o curso foca em criação, onde os alunos leem roteiros e a partir destes textos, questionam o direcionamento artístico dos trabalhos”, afirmou.

Voltada a estudantes de cinema, teatro, moda, profissionais do audiovisual e todas as pessoas interessadas em figurino e narrativa visual, a oficina é gratuita e oferece uma imersão teórica e prática nas escolhas estéticas e funcionais por trás das roupas que habitam as telas.

EXPERIÊNCIA

Ao longo dos encontros, os participantes poderão analisar figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional, discutir conceitos-chave, além de exercitar o olhar criativo e crítico na construção visual de personagens.

APOIO

Além disso, o projeto também conta com o apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Paraná (SATED), que irá garantir descontos para os participantes da oficina.

"Nas aulas presenciais, o curso foca em criação, onde os alunos leem roteiros e a partir destes textos, questionam o direcionamento artístico dos trabalhos", afirmou a figurinista Isbella Brasileiro (Foto: Divulgação)
“Nas aulas presenciais, o curso foca em criação, onde os alunos leem roteiros e a partir destes textos, questionam o direcionamento artístico dos trabalhos”, afirmou a figurinista Isbella Brasileiro (Foto: Divulgação)

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

MAIS INFORMAÇÕES

A oficina Vestindo Histórias com Isbella Brasileiro tem inscrições abertas entre os dias 28 de julho a 15 de agosto, no site: www.vestindohistorias.art.br. Aa aulas on-line e presenciais ocorrerão de 25 a 30 de agosto.

A oficina será de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, e sábado das 8h às 12h e 14h às 18h30, na Casa Monsenhor Celso, localizada na Rua Conselheiro Sinimbú, 23 – Centro Histórico de Paranaguá.

Com informações da assessoria de imprensa


Oficina gratuita sobre figurino no cinema e teatro chega a Paranaguá com aulas práticas e teóricasAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Oficina gratuita sobre figurino no cinema e teatro chega a Paranaguá com aulas práticas e teóricas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar