conecte-se conosco

Serviços

Lar Perseverança realiza Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Atividades acontecerão de 11 a 17 de junho em Paranaguá

Publicado

em

Foto: Divulgação / Lar Perseverança

O Lar dos Idosos Perseverança de Paranaguá promoverá de 11 a 17 de junho uma semana de conscientização voltada ao combate da violência contra à pessoa idosa, com o tema “Marcas, só as do tempo”. O Junho Violeta marca o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, o dia 15 de junho foi oficialmente reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e representa que o mundo se manifesta pelo abuso e sofrimentos infligidos a pessoas idosas. Desde então, os trabalhos de conscientização são intensificados a cada ano.

De acordo com a Lei 10.741/2003 “a pessoa idosa tem os direitos e a preservação de sua saúde física, mental, moral, intelectual, espiritual e social, objetivando amparar as necessidades comuns a essa fase da vida”.

Esta campanha tem como objetivo a conscientização da violência contra à pessoa idosa, alertando para os mais variados tipos de violência, como denunciar, quais órgãos procurar e desmistificar que a violência não é somente a física e sim também a violência psicológica, negligência, institucional, discriminatória, sexual e patrimonial. 

As atividades acontecerão do dia 11 a 17 de junho, dentro da programação está a realização de ações internas com os idosos, passeios e no dia 15 de junho o ponto principal da campanha, que será realizado no Teatro Rachel Costa, às 14h, para crianças da rede municipal de ensino de Paranaguá, que, anterior a pandemia iniciou de forma presencial o projeto “velha infância” em parceria com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Educação, com o início da pandemia, assim como nossas vidas o projeto precisou se reinventar.

“Iniciamos de forma remota atividades de interação das crianças com os idosos, bem como recebimento de cartas, desenhos e até presentes, reforçando ainda mais a importância desta troca de saberes. Então surgiu a ideia deste evento que marca o dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa, neste dia acontecerá apresentações culturais e o lançamento da cartilha ilustrada “A velha infância, as aventuras no Lar Perseverança” que contará a história da visita do pequeno Luca, nesta visita ele conhecerá quatro idosos de nossa instituição, Dona Cezarina, Karina, Seu Antonio e Talib, e aprenderá um pouco sobre os direitos da pessoa idosa e como essas pessoas tão especiais chegaram até o Lar, a ideia é trabalhar essa conscientização com as crianças, plantar essa semente, e mostrar que um dia todos envelheceremos, que esse é um processo natural e que através de nossas crianças a conscientização se espalhe com a suavidade e leveza que as crianças possuem e assim serem multiplicadoras deste assunto que mesmo tão doloroso e cruel se faz necessário a abordagem, para que como sociedade possamos informar e conscientizar a fim de prevenir e diminuir os números crescentes e assustadores de violência contra a pessoa idosa, e que um dia as marcas, sejam somente as do tempo”, destacou o coordenador Administrativo do Lar dos Idosos Perseverança, Luiz Gustavo Afonso Alves.

O evento contará com a presença de autoridades municipais e 160 crianças da rede municipal de ensino. Dentro da programação está a distribuição das cartilhas e fitas alusivas ao Junho Violeta para as empresas parceiras, meio de comunicação e população em geral. Vale ressaltar que todas as denúncias devem ser realizadas junto aos órgãos competentes, o Lar atua com o acolhimento dos idosos que são encaminhados através destes órgãos.

Lar Perseverança

O Lar dos Idosos Perseverança é uma instituição sem fins lucrativos que atua na cidade de Paranaguá desde 1940, são 82 anos voltados ao acolhimento da pessoa idosa. Hoje, a instituição conta com uma equipe de 50 colaboradores, dentre eles, cuidadores, técnicas em enfermagem, psicólogos, nutricionista, pedagogo, fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, cozinheiras, equipe de serviços gerais e administrativa, que proporcionam um acolhimento digno e humanizado 24 horas por dia aos 68 idosos do Lar.

Programação

11/06 – Jogo do Rio Branco

Entrada de 10 idosos acompanhando os jogadores na partida que será realizada no Estádio Gigante do Itiberê “Fernando Charbub Farah” às 15h30 no jogo Sub 20 Rio Branco x Paraná Clube. 

13/06 – Passeio no Guaraguaçu (Evento interno)

Passeio que será realizado em uma chácara no Guaraguaçu com café da tarde às 14h.

14/06 – Bingo no Lar (Evento interno)

15/06 – Palestra de conscientização – Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa. 

Abertura e composição da mesa: 14h

Apresentação inicial: 14h15

Apresentação cultural com a Universidade Aberta à Terceira idade UNATI: 14h55

Lançamento da cartilha e Audiobook: 15h

Finalização do evento: 16h

16/06 – Visita ao Aquário Marinho

A visita acontecerá às 14h.

17/06 – Matinê no Lar (Evento Interno)

Matinê de música ao vivo com o cantor Aroldo Amer, juntamente com o café da tarde às 15h30.