Serviços

Hemepar Paranaguá solicita que voluntários doem sangue antes do feriado prolongado

É preciso agendar a doação através de telefone

oh0nnvv 1630096576

Com a aproximação do feriado da celebração da Independência do Brasil, em 7 de setembro, o Hemepar alerta para a reposição das bolsas de sangue e faz um chamamento para que os doadores compareçam na unidade para realizar o gesto de solidariedade que salva vidas.

Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A doação de sangue é uma necessidade contínua e utilizada em pacientes do sistema público de saúde do litoral. 

eq7w9orl 1630096623
Suzani Artigas Cândido realizou a doação de sangue na sexta-feira, 27

O chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, lembrou que um feriado prolongado se aproxima e pede para que o voluntário realize a sua doação de sangue. “Está se aproximando um feriadão, pois no dia 8 também será feriado em Curitiba, e por isso há a expectativa que muitas pessoas desçam a Serra do Mar e venham para o litoral. Diante disso, nós precisamos recompor os estoques, então quem for doador que façam o agendamento e compareçam na unidade do Hemepar em Paranaguá”, solicitou Moura.

O atendimento no Hemepar funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O doador precisa agendar sua doação por meio do telefone (41) 3420-6663, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do órgão e prevenindo a Covid-19.

Além do feriado, Moura reforçou sobre uma tipagem sanguínea que está em falta na unidade em Paranaguá. “Nós estamos com uma falta de sangue tipo O-, pois neste caso precisamos com uma certa urgência, embora qualquer tipo sanguíneo seja bem-vindo”.

Integrantes do Moto Clube Abutres Raça em Extinção doam sangue

Orientação

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. Estamos aqui com toda a assepsia necessária por conta da pandemia. A gente observa que teve uma queda nas doações e isso nos preocupa, pois muita gente precisa de sangue. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, destacou Moura.

Critérios

c6sh07ou 1630096698
Voluntários da Fundação Bunge doaram sangue na unidade do Hemepar Paranaguá

Para doar deve-se ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado e demais critérios serão avaliados na entrevista.

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, falou sobre o ato de doação. “Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa. Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”, ressaltou.

Serviço

Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

8vu0j2dq 1630096733
Voluntários da Fundação Bunge doaram sangue na unidade do Hemepar Paranaguá

Você também poderá gostar

Hemepar Paranaguá solicita que voluntários doem sangue antes do feriado prolongado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.