Serviços

Hemepar Paranaguá registra redução de até 40% da doação de sangue

Voluntário precisa ligar para agendar a doação

iljzzf 1616792871

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, caiu cerca de 40%. O período de isolamento social e as medidas restritivas necessárias para conter o avanço da Covid-19 são fatores que justificam essa baixa procura dos doadores no litoral do Paraná.

Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, informou que a queda do número de doações preocupa o Hemepar. “As doações tiveram uma queda. Percebemos que muitos doadores estão receosos em se expor e vir aqui fazer a sua doação. Por conta disso, nós percebemos uma queda de até 40% de doação durante o período pandêmico”.

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá
Ricardo José Nascimento Moura, chefe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá

Para doar sangue o cidadão deve seguir um protocolo de agendamento prévio por telefone, através do número (41) 3420-6663, que também é WhatsApp, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do local e prevenindo a Covid-19. “Nós iremos ver o melhor horário que o doador consegue se adaptar. Continuamos no mesmo endereço, na Rua Gabriel de Lara, 657, João Gualberto. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h”, frisou Moura.

Covid-19 e dengue

A pessoa que foi contraída com a infecção causada pelo novo Coronavírus deve aguardar alguns dias após a recuperação para poder realizar a doação de sangue. Este é um critério que está sendo implantado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná neste período de pandemia. Na hora da triagem, antes da doação, a pessoa é questionada se está apresentando algum sintoma ou se está com a doença, neste caso a orientação é esperar a pronta recuperação do paciente.

“A pessoa que apresentou sintomas da Covid-19 deve aguardar 45 dias para estar apta para a doação de sangue. Sobre o plasma hiperimune, que é quando o cidadão ainda está com a Covid-19 e quer fazer doação. Essa doação é específica e feita somente no Hemepar Curitiba. O interessado tem que entrar em contato com a sede na capital do Estado para fazer o agendamento”, explica Nádia Cristina Tadra,  assistente social da Unidade do Hemepar Paranaguá.

Todo ano, durante a estação do verão, os casos de dengue têm aumentado no litoral do Paraná. Fator recorrente por conta de acúmulo de entulhos, água parada e outros fatores que acabam se tornando propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso alguém esteja com a doença, também deve aguardar alguns dias para realizar a doação de sangue.

Nádia Cristina Tadra,  Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá
Nádia Cristina Tadra,  Assistente Social da Unidade do Hemepar Paranaguá

“Caso a pessoa esteja com a dengue simples só poderá doar sangue depois de três meses e a dengue hemorrágica depois de seis meses, sempre consultando o estado de saúde da pessoa, por isso é importante que façam o agendamento e já aproveitam e tiram algumas dúvidas sem sair de casa. É mais seguro”, orientou a assistente social da Unidade do Hemepar Paranaguá.

Critérios

Para doar é preciso ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

Orientação

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. Estamos aqui com toda a assepsia necessária por conta da pandemia. A gente observa que houve uma queda nas doações e isso nos preocupa, pois muita gente precisa de sangue. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, destacou Ricardo José Nascimento Moura.

Serviço

Para doar sangue o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663 (WhatsApp). O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia também: TRABALHADORES DA LIMPEZA VÃO FAZER TESTES GRATUITOS PARA COVID NESTE SÁBADO EM PARANAGUÁ

Você também poderá gostar

Hemepar Paranaguá registra redução de até 40% da doação de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.