Serviços

Escola Municipal Eva Cavani realiza Mutirão de Curatela gratuito na sexta-feira

O mutirão acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de famílias de pessoas com deficiência ao processo de curatela, garantindo agilidade, apoio jurídico e documentação pronta. / Foto: Folha do Litoral News

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de famílias de pessoas com deficiência ao processo de curatela, garantindo agilidade, apoio jurídico e documentação pronta. / Foto: Folha do Litoral News

A Escola Municipal Eva Cavani, em Paranaguá, realizará uma importante ação social na sexta-feira, 11: o Mutirão da Curatela 2025. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de famílias de pessoas com deficiência ao processo de curatela, garantindo agilidade, apoio jurídico e documentação pronta, tudo de forma gratuita. O mutirão acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h.

“Receber o acesso jurídico em nossa escola é realmente algo sem igual. Esse evento acontecerá para atender o pedido das famílias que precisam oficializar os documentos dos nossos alunos e garantir os direitos a eles estabelecidos. Quero aqui agradecer a todos os envolvidos e parabenizar o judiciário por facilitar o processo”, destacou a diretora da instituição, Solange Regina Martins Melchior da Silva.

O evento ocorrerá com o apoio da secretaria Municipal de Educação (Semedi), através da secretária da pasta, Fabíola Arcega, que articulou juntamente com os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da secretaria Municipal de Segurança, e da comunidade escolar, que todos mobilizados farão o mutirão acontecer na sede da escola, localizada na Rua João Estevão, no Centro Histórico de Paranaguá.

A ação nasceu a partir da mobilização do Serviço Social da escola, representado pela assistente social Veronica Amorim, que inicialmente procurou a Defensoria Pública em busca de informações sobre o tema, além do aval da secretária de Educação, Fabíola Arcega. “Buscamos a Defensoria com o intuito de entender melhor o processo de curatela e garantir que nossas famílias tivessem acesso a esse direito de forma descomplicada”, explicou Veronica. 

Ela foi recebida pela Defensora Pública Ingrid Lima Vieira e pela assistente social Natália Luersen, que acolheram a demanda com atenção e prontamente se colocaram à disposição não apenas para iniciar os processos, mas também para garantir que as famílias saíssem com a documentação organizada. “Fui recebida pela Defensora Pública Ingrid e pela assistente social Natália, que, de forma muito acolhedora, se colocaram à disposição”, destacou Veronica.

Dando sequência à articulação, a escola entrou em contato com o Dr. Eduardo Vianna, Juiz de Direito e Diretor da 2.ª Vara Cível de Paranaguá, que também apoiou prontamente a iniciativa. Através da sua mediação, foi possível mobilizar o Ministério Público e consolidar a realização do Mutirão da Curatela 2025 nas próprias dependências da Escola Municipal Eva Cavani.

Desde então, reuniões com os responsáveis dos alunos foram promovidas, e 32 famílias que se enquadram nos critérios legais e demonstraram interesse serão beneficiadas. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pais e responsáveis por pessoas com deficiência. São muitas as demandas diárias, e processos como o da curatela acabam sendo adiados por falta de tempo ou acesso. Trazer esse serviço para dentro da escola é uma forma concreta de apoio e cuidado com essas famílias”, afirmou a assistente social.

O projeto conta ainda com o apoio da gestora Solange Regina Martins Melchior da Silva, que abraçou a causa desde o início e tem sido peça-chave para a efetivação da ação. “A realização do mutirão, de forma totalmente gratuita, representa um passo fundamental para garantir os direitos dessas famílias e de seus filhos”, concluiu Veronica Amorim.

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Além da realização do Mutirão da Curatela 2025, a Escola Eva Cavani contará com a presença da equipe da secretaria Municipal de Inclusão (Semi) para o cadastro e emissão da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência.

“Essa carteirinha é um direito garantido pela Lei Municipal nº 4.341/2023 e é muito importante para garantir acesso facilitado a diversos serviços e benefícios. Quem ainda não possui a carteirinha, pode aproveitar essa oportunidade. A equipe estará no local realizando os atendimentos”, informou.

Você também poderá gostar

Escola Municipal Eva Cavani realiza Mutirão de Curatela gratuito na sexta-feira

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Escola Municipal Eva Cavani realiza Mutirão de Curatela gratuito na sexta-feiraAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.