conecte-se conosco

Serviços

Confira o que abre e fecha no feriadão em Paranaguá

O período de Carnaval não é considerado feriado nacional, mas cada estado e cidade podem ter suas leis próprias

Publicado

em

As festas oficiais do Carnaval 2022 foram canceladas desta vez devido à disseminação da variante Ômicron, em virtude da pandemia da Covid-19.

Em Paranaguá, a prefeitura publicou o decreto número 3332, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais entre os dias 28 de fevereiro e 1.º de março. As atividades normais serão retomadas na quarta-feira, 2, a partir das 13 horas.

O decreto exclui os serviços de segurança, coleta de lixo e limpeza pública, serviços da secretaria municipal de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade de Saúde “Rodrigo Gomes”, as Unidades de Saúde “Flora Neves da Graça” e “Ana Neves” na Ilha do Mel.

Devido ao enfrentamento ao Covid-19, a Estação Ferroviária permanecerá aberta na segunda-feira, 28, para vacinação.

Vale destacar que o período de Carnaval não é considerado feriado nacional, mas cada estado e cidade podem ter suas leis próprias, decretando ponto facultativo. Neste caso, as regras valem para órgãos públicos, incluindo escolas, mas também servem de orientação para a iniciativa privada, que pode optar ou não por dispensar seus funcionários do trabalho. Confira:

Bancos

Os bancos vão fechar nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1.º de março (terça-feira), informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os bancários retornarão ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12 horas.

Correios

Os Correios não terão atendimento nas agências nos dias 28 de fevereiro e 1.º de março.

Justiça Eleitoral

Na segunda-feira, 28, e terça-feira, 1.º de março, feriado de Carnaval, não há expediente no Judiciário Federal (inciso III, art. 62, Lei n.º 5.010/66). Na quarta-feira de cinzas, 2, o atendimento ao público no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começa às 14h, conforme a Portaria n.º 100/2022, e vai até às 18h. Os prazos que comecem ou terminem neste período são prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

Saúde

Os serviços essenciais de saúde funcionam normalmente. 

INSS

As agências do INSS de todo o Brasil estarão fechadas para o público na segunda-feira, 28, e terça-feira, 1.º. O atendimento será retomado na quarta-feira, 2, a partir das 14 horas, para quem tiver agendamento marcado.

Cemitérios Municipais

Os cemitérios municipais não fecham.

Coleta Lixo

Os serviços essenciais funcionam normalmente.

MERCADOS MUNICIPAIS

Mercado do Café

O Mercado do Café funcionará na segunda-feira, 28, das 7h às 18h;

Na terça-feira, 1.º, das 7h às 15h;

Na quarta-feira, 2, das 7h às 18h.

Marcado Nilton Abel de Lima

O Marcado Nilton Abel de Lima, no piso térreo, funcionará na segunda-feira, 28, das 7h às 18h; Na terça-feira, 1.º, das 7h às 17h; e na quarta-feira, 2, das 7h às 18h.

O piso 1 e o piso 2 estarão abertos das 7h à meia noite.


Mercado do Peixe

O Mercado do Peixe funcionará na segunda-feira, 28, das 7h às 18h;

Na terça-feira, 1.º, das 7h às 12h;

Na quarta-feira, 2, das 7h às 18h.

Supermercados

Os supermercados abrem normalmente e funcionarão conforme os horários determinados pelas gerências.

Defesa Civil

O plantão da Coordenadoria de Defesa Civil de Paranaguá atende normalmente pelo número 153 ou bombeiros pelo telefone 193 (24h).

Paranaguá Saneamento

O atendimento de emergências da empresa funciona 24 horas (0800 4000 520).

Copel

A Copel oferece, 24 horas por dia e 7 dias por semana, atendimento pela Agência On-line (www.copel.com) e pelo Call Center (0800 51 00 116).

Continuar lendo
Publicidade