Serviços

Com estoque em baixa, Hemepar Paranaguá precisa de doadores de sangue

Quem tomou vacina tem que aguardar sete dias para poder doar sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registra queda no número de doadores de sangue, principalmente neste período de maior movimentação no litoral do Paraná, que consequente eleva a demanda nos hospitais.  

A Assistente Social da Unidade, Nádia Cristina Tadra, explica que neste período de pandemia as doações baixaram, mas a demanda continua. “O Hemepar Paranaguá está precisando de doações. Com a pandemia, e algumas pessoas com a Covid-19, acabou limitando o número de doadores, principalmente os com sangue tipo O negativo, que está precisando muito em todo o estado. Pedimos que esses doadores venham”, destaca Nádia.

A assistente social explica quem pode fazer a doação de sangue. “Pode doar sangue quem está bem de saúde, de dezoito a sessenta e nove anos. Sendo que quem tiver de dezesseis e dezessete anos, tem que vir acompanhado do pai ou da mãe ou responsável. Também quem for doar, até sessenta e nove anos, tem que ter feito a primeira doação até sessenta anos. Quando for fazer a doação pode ligar para cá para fazer o agendamento no telefone (41) 3420-6663 que a gente orienta melhor. Lembrando que tem que vir bem alimentado, bem hidratado, trazer o documento de identidade original com foto”, disse Nádia, enfatizando que as regras mudaram com relação à Covid-19. “Quem tomou vacina tem que aguardar sete dias, mas quem teve a Covid e está completamente restabelecido, pode vir dez dias depois para fazer a doação”.

Ricardo José Nascimento Moura, Chefe da UCT/Paranaguá, reitera a importância de se doar sangue

Ricardo José Nascimento Moura, O chefe da UCT/Paranaguá destaca a importância de se doar sangue. “Quero ressaltar aqui a importância dos doadores nos procurarem para agendar sua doação. Pois nesse período de verão observamos queda nas doações com o aumento da demanda necessária de sangue face ao grande número de pessoas do nosso litoral, consequentemente o aumento de acidentes de trânsito, domésticos e violência urbana. A doação de sangue como já temos falado por várias vezes é um ato de amor. A gente precisa manter os nossos estoques, porque a necessidade do sangue não tira férias. O cidadão tira férias, ele trabalha o ano inteiro e tem direito a férias, e a gente observa realmente e principalmente o sangue O, e hoje nós estamos precisando muito do sangue”, enfatiza o chefe da Unidade, enfatizando que a unidade conta com toda assepsia. “Desde a entrada na recepção, o distanciamento, álcool em gel, os servidores estão com máscaras, então pode vir tranquilamente fazer sua doação de sangue que estamos aqui para bem recebê-los, e deixo aqui o apelo para que todos os doadores venham nos procurar, e antecipadamente agradecemos, o nosso muito obrigado”, enfatiza Ricardo Moura.

Serviço

Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663.

O Hemepar Paranaguá funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. 


Com estoque em baixa, Hemepar Paranaguá precisa de doadores de sangueAvatar de Redação

Redação

Com estoque em baixa, Hemepar Paranaguá precisa de doadores de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar