conecte-se conosco

Serviços

Carnês do IPTU começam a ser entregues pelos Correios aos contribuintes de Paranaguá

12 de abril é a data de vencimento em quota única do imposto e o desconto será de 12%

Publicado

em

Carnês do IPTU começam a ser entregues pelos Correios aos contribuintes de Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal da Fazenda, divulgou a data de vencimento em quota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o dia 12 de abril de 2021. O desconto será de 12% neste ano. O imposto é voltado para quem possui imóvel no município, por exemplo, casa, apartamento, sala comercial, terreno, tanto para pessoa física como para jurídica.

O carnê do IPTU 2021 pode ser acessado no site da Prefeitura de Paranaguá no endereço eletrônico www.paranagua.pr.gov.br. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os Correios também fazem a entrega dos carnês na residência dos contribuintes. “O IPTU 2021 começou a ser entregue na terça-feira, 23, pelos correios nas residências dos contribuintes e também pode ser impresso no site da prefeitura no www.paranagua.pr.gov.br, no ícone IPTU 2021 na página inicial do site. O vencimento tanto da Cota Única com 12% quanto a primeira parcela para o contribuinte que optar em pagar parcelado será no dia 12 de abril”, informou Fabiel Ricardo, Supervisor do Departamento do IPTU da Prefeitura de Paranaguá.

Em Paranaguá são, ao todo, mais de 50 mil imóveis. O IPTU poderá ser dividido em seis parcelas para o dia 12 de abril e nos meses subsequentes, terminando no dia 13 de setembro. Confira o calendário de vencimentos do imposto:

1.ª parcela, até o dia 12 de abril de 2021;

2.ª parcela, até o dia 12 de maio de 2021;

3.ª parcela, até o dia 11 de junho de 2021;

4.ª parcela, até o dia 12 de julho de 2021;

5.ª parcela, até o dia 12 de agosto de 2021;

6.ª parcela, até o dia 13 de setembro de 2021.

“A importância de o cidadão/contribuinte parnanguara efetuar o pagamento do IPTU é de contribuir para a manutenção e criação de uma cidade cada vez melhor para se viver, onde a atual gestão do prefeito Marcelo Roque tem mostrado isso à população, pois a cidade virou um canteiro de obras, com construção de escolas, creches, praças/parques, drenagem, asfalto, investimento na saúde em que já temos o Erasto Gaertner e, se tudo der certo, em breve o Pequeno Príncipe para amenizar o sofrimento da população que necessita da saúde. Sendo que 15% é destinado a saúde e 25% para a educação conforme C.F.”, descreveu o Supervisor do Departamento do IPTU da Prefeitura de Paranaguá.

O contribuinte que precisa solicitar revisão do IPTU deve protocolar o pedido na prefeitura até o dia 30 de junho. Como em anos anteriores, o valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50.

Os contribuintes que têm necessidade de revisar ou estão enquadrados nos casos que podem isenção do IPTU devem protocolar os pedidos até o dia 30 de junho. Já o prazo para solicitação de isenção de IPTU por patologia, é dia 30 de outubro. “Quem já solicitou a isenção e teve seu pedido deferido, o carnê do IPTU virá somente com a taxa de serviços públicos, no caso a taxa de coleta de lixo. O contribuinte que não está isento e quer solicitar, deverá fazer o pedido via protocolo no prédio da prefeitura até o dia 30 de junho de 2021, e os critérios são os seguintes: ser aposentado ou pensionista, ganhar uma renda de até dois salários mínimos, ter um único imóvel registrado em seu nome, o imóvel tem que ter até 150,00m², o requerimento com os documentos necessários está disponível no departamento de protocolo e de IPTU”, explicou Fabiel Ricardo.

Leia também: NOTA PÚBLICA