Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus muitos Estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles carnavalescos. Apesar disso, o calendário de feriados bancários está mantido e, nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências.
Na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro, o início do expediente será às 12h com encerramento em horário normal de fechamento das agências bancárias.
A FEBRABAN orienta os clientes a utilizarem, preferencialmente, os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
As contas de consumo e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, dia 17. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Serviço Público Estadual
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior cancelou o ponto facultativo no Executivo Estadual durante o Carnaval e suspendeu, em todo o território do Estado, festas ou eventos comemorativos de Carnaval. A suspensão inclui prévias carnavalescas e similares, sejam elas promovidas por entes públicos ou pela iniciativa privada.
Com a decisão, todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta terão expediente normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Serviço Público Municipal
As sete cidades do litoral do Paraná também decidiram cancelar o ponto facultativo do Carnaval de 2021. A decisão foi tomada na primeira reunião do ano da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), que reúne os municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.
“Todos os prefeitos têm mantido contato constante para lutarmos pelo desenvolvimento da região. Nesta primeira reunião, optamos pelo cancelamento do ponto facultativo de Carnaval devido à pandemia e também é uma forma de ajudar os comércios de cada município, que tiveram um ano de 2020 difícil por tudo que passamos”, comentou o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Leia também: Rede Feminina de Combate ao Câncer de Paranaguá necessita de donativos