Vinte e oito alunos da disciplina de Políticas de Segurança Pública do Curso Superior de Polícia da Polícia Militar do Paraná (PMPR) participaram nesta semana de uma palestra sobre a integração das forças de segurança no combate à criminalidade em área portuária. O encontro, no Porto de Paranaguá, reuniu representantes de diversas agências e encerrou com uma visita ao cais.
![Trabalho de segurança do Porto de Paranaguá pauta aula prática do Curso Superior da PMPR 2 scrdeus5](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/02/scrdeus5.jpg)
Organizada pelo Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), a troca de conhecimentos reuniu a Guarda Municipal de Paranaguá, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Polícia Federal e polícias rodoviárias (estadual e federal).
“Participaram do treinamento os atuais e os futuros comandantes das unidades de segurança do Paraná. Atuamos no Litoral em constante cooperação e colaboração, seja na forma de operações, ou desses cursos institucionais. A gente tem buscado capacitação e modernização para que se faça um combate adequado à criminalidade”, afirmou o gerente da UASP, major César Kamakawa.
![Trabalho de segurança do Porto de Paranaguá pauta aula prática do Curso Superior da PMPR 3 krtu5ny](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/02/krtu5ny.jpg)
Ainda de acordo com o gerente da UASP da Portos do Paraná, se os portos forem espaços seguros, automaticamente a sociedade do lado de fora ganha com isso. “É um trabalho preventivo numa área de movimentação intensa e que garante mais sossego à nossa comunidade”, disse Kamakawa.
Segundo o coronel Mauro Celso Monteiro, instrutor da Polícia Militar, os resultados têm se mostrado principalmente nas grandes apreensões que desarticulam o tráfico. “Já é a segunda vez que trago uma turma do Curso Superior de Polícia ao Porto de Paranaguá e a gente vê a evolução, principalmente nessa integração. Somada à profissionalização cada vez maior da Guarda Portuária, essa integração tem contribuído muito às grandes apreensões de droga que temos acompanhado”, disse.
![Trabalho de segurança do Porto de Paranaguá pauta aula prática do Curso Superior da PMPR 4](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/02/xnyvr6el.jpg)
De acordo com ele, essa foi uma das grandes motivações, como professor, para esse encontro na Portos do Paraná. “A maneira como a segurança pública é conduzida na área portuária, com certeza, reflete na segurança pública do Estado do Paraná como um todo”, afirmou.
VISITA ILUSTRE
![Trabalho de segurança do Porto de Paranaguá pauta aula prática do Curso Superior da PMPR 5 735simba](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/02/735simba.jpg)
Entre os 28 alunos que visitaram o Porto de Paranaguá estavam policiais militares e bombeiros do Paraná, além de dois policiais “intercambistas” que vieram do Tocantins.
Fonte: AEN
Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná