Comandante do 8.º GB, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, concede dicas importantes
Milhões de turistas vêm ao litoral do Paraná durante a temporada de verão, algo que ocorrerá principalmente neste fim de ano e início de 2019 nos municípios da região, o que consequentemente aumenta o número de banhistas nas praias, rios e piscinas e também faz com que cresça o índice de afogamentos. O comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirma que os afogamentos ocorrem principalmente em áreas sem presença de guarda-vidas, sendo que a orientação do Corpo de Bombeiros é que os banhistas procurem áreas com coberturas dos postos nas praias e rios, bem como que todos tenham responsabilidade e atenção contínua.
Segundo o major Emmanuel, na Operação Verão 2019-2020 serão ativados 91 postos de guarda-vidas em uma área expressiva de cobertura no litoral. Ao todo, o efetivo é de 656 pessoas, dentre eles bombeiros e bombeiras, guarda-vidas, pessoal do serviço de ambulância, serviço de combate a incêndio, busca e salvamento e administrativo. "Estamos também com 60 guarda-vidas civis voluntários. Na Ilha do Mel teremos seis deles. A tendência é fortalecermos o efetivo de guarda-civil voluntário no litoral, principalmente na pré e pós-temporada, onde não conseguimos dar uma cobertura como a que é dada no verão, com a operação militar em que unidades do interior e nós deixamos de dar férias, disponibilizando mais efetivo e tocando uma operação de corpo. No pré e pós-temporada não conseguimos isso, por isso estamos investindo em guarda-civis voluntários", explica.
"As pessoas, para tomarem o banho de mar, devem procurar os locais que estão ativos esses postos, que são sinalizados pelas bandeiras nas cores vermelho sobre amarelo, que indica que há um posto de guarda-vidas ativo. Se preferirem, as pessoas podem baixar nosso aplicativo 'Bombeiros Paraná' onde podem ser vistos os postos ativos e onde eles estão, se direcionado junto com a família a uma área protegida por guarda-vidas", explica, ressaltando que não houve na última temporada nenhum afogamento em área protegida pelos postos dos bombeiros. "Os afogamentos foram todos em áreas não-protegidas por guarda-vidas, são os locais com bandeira preta e as pessoas devem evitar o banho de mar", acrescenta.
O comandante ressalta que os postos de guarda-vidas ficarão abertos das 8h às 19h, localizados em todas as praias, incluindo na Ilha do Mel. "A segurança pública é um dever do Estado, mas é uma responsabilidade de todos. A questão do afogamento o Corpo de Bombeiros sozinho não vai resolver, nós temos que resolver esta questão como sociedade, com os bombeiros aumentando a área de cobertura e vigilância, as pessoas procurando os postos de guarda-vidas, caso não encontrem o posto, que evitem de entrar no mar e, se entrar, devem ir a uma parte rasa", acrescenta.
Na temporada 2018-2019, todos os afogamentos ocorridos no litoral foram em áreas não-protegidas por guarda-vidas em locais com bandeira preta
"É necessário evitar a ingestão de bebida alcoólica e entrar no mar. Isso não combina. A pessoa alcoolizada ou sob efeito de drogas ela superestima a capacidade que natatória e se expõe mais, quando ela se expõe mais ela acaba entrando em risco desnecessário", afirma o major Emmanuel, destacando que o banho de mar e rio no período noturno é algo proibido e de extremo risco, em virtude da falta de visibilidade e presença de guarda-vidas.
CRIANÇAS E PISCINA
"É necessário ter muito cuidado com piscina. Crianças até nove anos devem ter vigilância constante nas áreas de piscina e praia. Nas piscinas, é necessário vigilância constante das crianças, preveja cercas ou cercados nesses locais para que não tenhamos inconvenientes neste final de ano", explica o comandante.
RESPONSABILIDADE CIDADÃ
"O 8.º Grupamento de Bombeiros é responsável por todo o litoral durante o ano todo. O que acontece durante a temporada de verão é que recebemos um aporte vindo do interior para reforçarmos a Operação Verão. A nossa dica para as pessoas é que sempre procurem se manter seguras dentro da responsabilidade cidadã, não se expondo a situações de perigo na água e com fogos de artifício. Em caso de emergência, a pessoa poderá ligar no telefone 193 e faremos o atendimento em qualquer local do litoral na hora que for, além disso, em caso de atendimento pré-hospitalar a pessoa poderá ser socorrida pelo SAMU pelo 192. Temos um trabalho de cooperação entre o SAMU em constante parceria", salienta o major.
"No verão, esta parceria entre Corpo de Bombeiros, SAMU, BPMOA e Hospital Regional é perfeita, qualquer vítima grave no litoral conseguimos colocar esta pessoa, dependendo da gravidade, o mais rapidamente dentro do HRL para que ela tenha um tratamento e saia em alta o mais rápido possível", explica o comandante do 8.º GB. Outra forma de comunicação é o aplicativo "Bombeiros Paraná", disponível em Android e IOS.