Segurança

Projeto “Recuperacel”: Primeira fase restitui 41 celulares recuperados e localiza 57 aparelhos em Paranaguá

Iniciativa busca reduzir perdas materiais, identificar origem dos objetos recuperados e inibir a receptação

Receptação está associada ao ciclo de furtos e roubos

Receptação está associada ao ciclo de furtos e roubos

Por meio do projeto RecuperaCel, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) restituiu aproximadamente 41 celulares recuperados em Paranaguá, no litoral do Estado. Ao todo, 57 aparelhos foram localizados por meio de ações investigativas e estão sendo entregues aos proprietários. 

O delegado da Polícia Civil, Wesley de Melo explica que os dispositivos haviam sido subtraídos em ocorrências registradas no município entre janeiro de 2023 e maio de 2025, no âmbito de crimes patrimoniais. “O projeto iniciou em Cascavel e agora estamos com essa primeira fase em Paranaguá. O intuito é recuperar celulares que foram roubados, furtados ou extraviados na cidade e que estavam em posse de pessoas que adquiriram o aparelho de modo não convencional”, observa o delegado.

Nessa primeira fase foram abordados os casos registrados em boletins de ocorrência de janeiro de 2023 até 31 de maio de 2025. “Fizemos o serviço de pesquisa de buscas justamente para tentar identificar quem eram as pessoas que estavam utilizando esses celulares que haviam sido roubados ou furtados nesse período e que as vítimas efetivamente fizeram o registro da ocorrência”, detalha. Por meio de pesquisas sistêmicas, de ofício para as operadoras, a PCPR conseguiu chegar à princípio a 57 celulares que estão recuperados.

O delegado observa que neste primeiro momento, a PCPR está convidando as pessoas que estão com celulares nessas condições para entregar de forma voluntária. “Conseguimos essa quantidade expressiva de aparelhos e vamos continuar buscando outros celulares que de alguma forma não foram adquiridos por meio de compra em loja, de nota fiscal e que desapareçam de alguém que, em algum momento perdeu, foi furtado ou roubado. Estamos indo atrás dos aparelhos que estão com a pessoa que, em tese, está receptando o aparelho, porém nesse primeiro momento, estamos convidando as pessoas que estão com esse celular a vir entregar”, salienta o delegado.

Receptação

A pessoa que está em posse de um aparelho furtado ou roubado e não fizer esse entregue voluntário, está cometendo um delito de receptação. A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.

Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.

O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.

Com informações da PCPR


Projeto “Recuperacel”: Primeira fase restitui 41 celulares recuperados e localiza 57 aparelhos em ParanaguáAvatar de Redação

Redação

Você também poderá gostar