Segurança

Prefeitura e forças de Segurança definem ações preventivas nas escolas municipais

Reunião com o prefeito Marcelo Roque, com representantes dos órgãos de segurança, Secretaria de Educação e vereadores aconteceu na terça-feira, 11, na Prefeitura de Paranaguá

nk227dz

Na tarde da terça-feira, 11, aconteceu no Palácio São José, sede do Executivo, uma reunião entre o prefeito Marcelo Roque, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Fábio Santos, o delegado da 1.ª Subdivisão Policial (1.ª SDP) da Polícia Civil do Paraná (PCPR), vereador Nilson Diniz, o capitão da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Zenildo Caetano das Neves, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Leônidas Martins Junior, assim como a secretária municipal de Educação, Tenile Cibele do Rocio Xavier e o vereador Junior Leite, para reforço da segurança nas escolas municipais, estaduais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI´s) de Paranaguá. A medida ocorre como forma preventiva, após a tragédia ocorrida em Blumenau, em 5 de abril, onde um ataque feito por um homem de 25 anos ceifou a vida de quatro crianças e deixou mais quatro feridas na creche Cantinho Bom Pastor, algo que desencadeou outros episódios de violência em escolas do Brasil.

Segundo o prefeito Marcelo Roque, apesar de não haver qualquer tipo de denúncia, a reunião ocorreu com o intuito de reforçar a segurança nas escolas e CMEI´s de Paranaguá. “Sabemos do fato que aconteceu lá em Santa Catarina. Nós também temos que reforçar a segurança das nossas crianças e jovens e é isso que vamos fazer a partir da quarta-feira, 12, com rondas ostensivas, patrulha da Guarda Municipal, a PMPR fazendo também o seu trabalho nas escolas estaduais. Essa união é a que nós queremos para dar uma segurança de qualidade aos nossos alunos e também para as famílias que deixam seus filhos com tranquilidade para que possam dar continuidade aos seus estudos”, afirma Roque.

Secretaria Municipal de Educação

A secretária Municipal de Educação, Tenile Xavier, enfatizou a importância das ações de prevenção. “Com ações e medidas de prevenção, pensando em todos os nossos espaços escolares, nos nossos estudantes, nossos profissionais que ali trabalham, e também nas famílias, estamos focando a tranquilidade para que eles possam deixar o seu filho e seguir para o seu trabalho, sua casa, de maneira tranquila”, ressalta a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

Polícia Civil

O delegado da Polícia Civil, Nilson Diniz, enfatizou o objetivo desta ação preventiva. “O objetivo é trazer segurança não só para alunos e servidores das escolas, mas também para os pais que precisam deixar seus filhos nestes estabelecimentos para que possam trabalhar com tranquilidade”, enfatiza Nilson Diniz.  

Durante a tarde de terça-feira, 11, em sessão na Câmara de Vereadores, o vereador e delegado Nilson Diniz, explicou também que foi protocolado um requerimento ao comandante do 9.º BPM solicitando aumento de efetivo policial nas escolas estaduais.

Polícia Militar

Representando a Polícia Militar, o Capitão Zenildo das Neves, destacou as ações que a corporação vem realizando na cidade para a segurança nas escolas. “Estivemos presentes na Prefeitura de Paranaguá, convocada pelo prefeito Marcelo Roque, onde representamos o comando do 9.º Batalhão de Polícia Militar e explanando a respeito das ações da Polícia Militar, especificamente em relação a esses casos de ameaças contra a escola, em decorrência do que aconteceu, infelizmente, em Santa Catarina. Por parte da Polícia Militar expus tudo aquilo que já foi feito e está sendo feito, que desde o primeiro momento determinado pelo comandante do 9.º BPM, um reforço, uma atenção especial às escolas com o aumento do patrulhamento, da permanência de viaturas nesses colégios, de maneira a prevenir, evitar qualquer situação que possa acontecer um ataque a colégio nas escolas em geral”, disse o Capitão Zenildo, da Polícia Militar.

“Paralelamente a essas ações, estão ocorrendo outras de Inteligência, coleta de dados, monitoramento de redes sociais, que infelizmente temos observado que as redes sociais são um grande fomentador desses ataques ou ameaças”, completou o capitão.

GCM

O comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Leônidas Martins, destacou que estará colocando a GCM a pronto-atendimento nas escolas municipais. “Estaremos colocando as nossas equipes especializadas de Romu e de viaturas a pronto emprego também para caso as escolas precisem de um apoio e vamos estar à disposição de todas as escolas do município”, disse Martins.    

YouTube video

Você também poderá gostar

Prefeitura e forças de Segurança definem ações preventivas nas escolas municipais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Prefeitura e forças de Segurança definem ações preventivas nas escolas municipais

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.