Consumidores devem estar atentos a cuidados com o celular, prevenção à ação dos golpistas e saque nos caixas eletrônicos
Com a chegada do final de ano e das compras de Natal e Ano-Novo, mais consumidores circulam pelo comércio de Paranaguá e consequentemente, mais criminosos a fim de realizar roubos, furtos e golpes atuam pelas ruas, as quais estão com alto fluxo de pessoas. A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através da 1.ª Companhia do 9.º Batalhão da PM do litoral do Paraná, concede dicas importantes aos consumidores.
De acordo com o aspirante Matheus Almeida, subcomandante da 1.ª Companhia do 9.º Batalhão da PMPR do litoral do Paraná, o celular é o principal alvo de furto. "A pessoa precisa tomar cuidado onde vai guardar o celular. Se ficar dentro de uma bolsa, como no caso das mulheres, evitar deixar ela voltada para as costas, ficar sempre atenta com a bolsa na frente do corpo segura e fechada. Se o celular tiver nos bolsos, que seja sempre nos da frente, evitando ao máximo o perigo do furto", acrescenta.
CAIXAS ELETRÔNICOS
De acordo com a Polícia Militar, as pessoas devem tomar cuidados com relação ao saque de dinheiro em caixas eletrônicos em torno dos horários de utilização e quantias sacadas. "Orientamos que nunca sejam sacadas quantias de dinheiro altas somente de uma vez, pois pode ser que o criminoso esteja te vigiando de alguma maneira, então é sempre necessário olhar o entorno e dentro das agências, se não há pessoas em atitude suspeita, observando o movimento, mexendo no celular e tentando posteriormente efetuar um roubo", detalha.
GOLPES
Outra atuação em peso, com a vinda de grande número de turistas e fluxo de alto número de pessoas com as compras de final de ano, é a de criminosos que aplicam golpes de estelionato nas ruas. "É necessário tomar muito cuidado. Os golpes ocorrem em cima da ganância das pessoas, os golpistas falam sobre uma situação de ganho desproporcional ao valor que você ganha de um bem ou prêmio. Tudo que aparentar ser bom demais, tem que desconfiar, pois provavelmente não é, é algum tipo de golpe. Os alvos são principalmente os idosos", afirma o subcomandante.
DICAS
"A PM orienta que evite sempre andar com grandes quantias de dinheiro. O cartão eletrônico é muito utilizado e vai te proteger muito mais, pois caso você seja roubado ou furtado, é só fazer o bloqueio do cartão que você não terá grandes problemas. Além disso, se você for uma pessoa que se sinta vulnerável, como idosos, entre outros, é preferível sempre andar acompanhado, pois os criminosos procuram cidadãos vulneráveis para aplicar seus crimes e delitos", explica o Aspirante.
Além disso, de acordo com o subcomandante da 1.ª Companhia, é necessário ir ao comércio fazer suas compras em horários seguros. "Evitar horários que sejam muito cedo ou muito tarde, onde ocorre menos circulação de pessoas e locais mais ermos", explica o Aspirante Matheus Almeida.