Com o aplicativo, o usuário pode entrar em contato, em tempo real, com a Guarda
No dia 10 de outubro, Dia Nacional da Guarda Municipal, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, lançou o aplicativo 153 Cidadão, uma ferramenta que visa a proporcionar mais agilidade para o Guarda Civil Municipal (GCM) e para a população. Com o aplicativo, o usuário pode entrar em contato, em tempo real, com a Guarda e comunicar as ocorrências, denúncias, roubo de veículos, botão do pânico e Maria da Penha.
Ao longo da atual gestão foram investidos R$ 11 milhões em segurança pública com a aquisição de novos uniformes, armamento da guarda, a criação da academia de formação, ensino e capacitação, veículos novos, central de monitoramento e muito mais recursos que atuam na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
O prefeito Marcelo Roque considera o aplicativo uma importante ferramenta na área de segurança. “O 153 Cidadão aproxima a Guarda Civil Municipal da população, garantindo um atendimento mais rápido, direto e prático. Qualquer cidadão poderá entrar em contato direto com um GCM, além de poder fazer denúncias e comunicar ocorrências”, ressaltou o prefeito.
Aplicativo é uma ferramenta que visa a proporcionar mais agilidade para o Guarda Civil Municipal (GCM) e para a população (Foto: Secom/PMP)
O secretário municipal de Segurança, João Carlos da Silva, comenta sobre os benefícios do 153 Cidadão. “O aplicativo vem para otimizar o serviço de segurança pública em nossa cidade, dando mais agilidade para o GCM e menos tempo para a pessoa que necessita dos préstimos da Guarda Civil”, destaca. O serviço também proporciona a inclusão social, facilitando o acesso aos serviços da guarda, pelas pessoas com deficiência auditiva.
Para baixar o aplicativo basta acessar a Google Play ou a APP Store, buscar por “153 Cidadão”. Após instalado será necessário realizar um cadastro com os dados pessoais para que o usuário fique habilitado ao uso dos serviços.
Estiveram presentes no lançamento do aplicativo vereadores, secretários municipais, GCMs, servidores, além da imprensa local.
BOTÃO DO PÂNICO E MARIA DA PENHA
O aplicativo 153 Cidadão trará dois serviços voltados para casos específicos: o Botão do Pânico e Maria da Penha. O primeiro será distribuído no próprio município, nos locais onde há maior vulnerabilidade. As mulheres vítimas de violência e com medidas protetivas terão acesso exclusivo a esta opção.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá