conecte-se conosco

Segurança

Major Tavares assume o comando do 9.º BPM em solenidade realizada em Paranaguá

Solenidade de entrega de comando em Paranaguá foi prestigiada e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares

Publicado

em

O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) realizou na manhã de sexta-feira, dia 1.º de abril, a Solenidade de Entrega de Comando da unidade. O evento aconteceu no Auditório da Unidade 137, Sest Senat, situado na Avenida Belmiro Sebastião Marques, n.º 551, Bairro Parque São João, em Paranaguá.

Na ocasião, o Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Junior passou o comando do 9.º BPM ao Major Durval Tavares Junior.

A solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares, bem como oficiais e praças da corporação, familiares e convidados, dentre eles, Coronel Rui Noé Barroso Torres, Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, Chefe Estado Maior PMPR, Coronel Adilson Luiz Correa dos Santos Diretoria de Pessoal e Representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho Comandante do 1.º CRPM, Coronel Wagner Lucio dos Santos Diretoria de Inteligência, os prefeitos Roberto Justus (Guaratuba), Sebastião Brindarolli Junior (Morretes); José Paulo Vieira Azim (Antonina); Rudisney Gimenes (Pontal do Paraná) e José Carlos (Zé da Ecler) do Espírito Santo (Matinhos), sargento João Carlos Silva, secretário de Segurança de Paranaguá e que esteve representando o prefeito de Paranaguá.

Durante o evento aconteceram algumas homenagens ao ex-comandante Coronel Renato. As esposas dos comandantes também foram homenageadas com flores.  

Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, Comandante do 1.º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná, falou da importância do 9.º BPM

O Comandante do 1.º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Renato de Oliveira Ribas Filho, enfatizou a importância do 9.º BPM, que atende os sete municípios do litoral. “O 9.º Batalhão é importante dentro da estrutura do 1.º Comando, atende as sete cidades do litoral paranaense. Agora com a reserva do comandante Renato, nós substituímos pelo Major Tavares, que é morador do Litoral e vai dar continuidade ao excelente trabalho. A Polícia Militar do Paraná tem muita preocupação com o Litoral, tem desempenhado operações, tem realizado um policiamento reforçado e a prova disso é a operação verão e os bons resultados que tivemos. Continuamos este esforço agora com operações de inteligência e intensificação nos feriados, e o Major Tavares frente ao batalhão dará a resposta que a comunidade merece”, enfatiza Coronel Ribas, desejando sucesso a ambos nesta nova caminhada. 

Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Junior, agradeceu o apoio que teve frente a instituição

O Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Junior que deixa o cargo e entra para a reserva, após de 35 anos de serviços prestados à PMPR, agradeceu o apoio que teve frente à instituição. “Graças a Deus conseguimos implantar uma política de mais policiamento, de uma polícia mais preventiva e mais ostensiva junto à comunidade, e com isso conseguimos diminuir vários índices de criminalidade”, disse o Tenente-Coronel Renato destacando também a importância da participação da comunidade. “Deixo o 9.º BPM com a sensação de dever cumprido, e dentro do meu discurso falei que uma das poucas coisas que me arrependo é de não ter vindo antes para o 9.º BPM. Se tivesse vindo antes, talvez pudesse ter desenvolvido um trabalho melhor. A aproveito para agradecer a população, pois sem as informações repassadas não conseguiríamos fazer nada, essa parceria que temos com a imprensa e com os órgãos de segurança do litoral, e digo, que a PM vai continuar a ser parceira de todos. Confiem no trabalho da Polícia Militar e continue denunciando para que os serviços sejam mais efetivo”, completa.  

Major Durval Tavares Junior, novo comandante do 9.º BPM, falou da expectativa frente ao novo desafio

O novo comandante do 9.º BPM, Major Durval Tavares Junior, falou da expectativa frente ao novo desafio. “O 9.º BPM é um desafio. Eu, por ter sido subcomandante desse batalhão, conheço as características e as peculiaridades dele. Sabemos que o 9.º BPM é o melhor batalhão da Polícia Militar durante  a Operação Verão, onde temos uma grande implementação de efetivo, de viaturas, de oficiais de outras unidades de cavalaria, helicópteros, cães, bicicletas, motos, então é uma outra realidade. Assumo agora com a realidade que ele é, um pouco mais dificultoso, com menos efetivo que temos na Operação Verão. Nós sabemos que assim como as pessoas de bem tiram férias no período da Operação Verão, os criminosos também, por isso a gente vê uma redução no número de roubos e homicídios, porque além dessas pessoas tirarem “férias” também, o tráfico de drogas se mantém e até tem um lucro maior, mas também reduz pela quantidade de policiais. Podemos ver que logo após a Operação Verão já começaram os homicídios entre guerras de facções, seja porque perderam drogas, ou não as pagaram, isso vai ser a minha bandeira, tentar reduzir esse número de homicídios em Paranaguá e nos municípios do litoral. Para isso é necessário fazer mais abordagens, porque a princípio vamos prender mais armas, realizando mais abordagens e apreendendo mais armas, vou tentar reduzir o número de homicídios e de roubos, principalmente os latrocínios. Óbvio que o tráfico de drogas, aqueles pequenos e médios traficantes , que causam os furtos, os roubos e as mortes, então além das abordagens e das grandes operações pretendemos fazer, além de contar com o apoio das unidades que temos aqui especiais que são a Rotam, Patrulha Costeira e Patrulhas Táticas, a gente sempre vai solicitar outras unidades especializadas como o BOPE e a Polícia de Choque, para que nos apoiem realizando mais prisões e consequentemente reduzindo o índice de criminalidade”, externa o novo Comandante, que é natural de Matinhos. “Nasci e morei até os 16 anos em Matinhos, fui para o Colégio da Polícia Militar e na sequência fui para a Academia Policial Militar do Guatupê onde me formei oficial. Trabalhei em outros locais, mas retornar e comandar o 9.º BPM é uma grande responsabilidade. Eu amo o nosso litoral, já fui comandante da Polícia Ambiental e cuidava também dos sete municípios, mas era uma outra realidade, mas estou muito orgulhoso por ser um nativo e tenho parentes e amigos em todos os municípios do litoral”, concluiu.     

Confira algumas imagens do evento: