Segurança

GCM de Paranaguá apresenta balanço do primeiro semestre com mais de 1.600 atendimentos registrados

Relatório aponta ações estratégicas de apoio à população

De janeiro a junho, a GCM registrou 1.638 boletins de ocorrência (Foto: GCM)

De janeiro a junho, a GCM registrou 1.638 boletins de ocorrência (Foto: GCM)

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgou, na quinta-feira, 17, um balanço de suas atividades no primeiro semestre de 2025, destacando o papel essencial da corporação na segurança do município. Os números apontam uma atuação intensa e diversificada, com foco na prevenção, proteção da população e integração com outras frentes do poder público.

De janeiro a junho, a GCM registrou 1.638 boletins de ocorrência, o que evidencia a alta demanda e a confiança da comunidade no trabalho da guarda. Parte significativa dessa atuação se deu no combate à violência de gênero: a Patrulha Maria da Penha realizou 800 atendimentos, se consolidando como instrumento fundamental de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

No apoio à segurança viária, a GCM recolheu 34 motocicletas irregulares e apreendeu 48 bicicletas motorizadas construídas de forma artesanal, retirando das ruas veículos que colocavam em risco a vida de pedestres e condutores. Também recuperou seis veículos e cinco motos com registros de furto ou roubo.

O combate direto à criminalidade resultou em 32 prisões por tráfico de drogas e 11 por furto, além do cumprimento de 68 mandados judiciais. A integração com outras instituições públicas também marcou o semestre, com a realização de 261 apoios a órgãos como a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e outras forças de segurança.

A atuação preventiva ganhou destaque com 608 atendimentos presenciais da Patrulha Escolar, que atua na proteção do ambiente educacional, e 33 ações educativas voltadas ao trânsito, promovendo a conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres.

Fotos: GCM

Para o secretário municipal de Segurança, Francisco de Nobrega, os números reforçam o papel estratégico da Guarda Civil Municipal na promoção da ordem pública, na proteção dos cidadãos e no fortalecimento da rede de segurança em Paranaguá.

“Este relatório mostra que a GCM está presente em todos os bairros, atendendo desde ocorrências cotidianas até operações integradas mais complexas. A Guarda tem um papel essencial no cuidado com a população, atuando com firmeza, proximidade e respeito aos direitos dos cidadãos”, destacou.

A prefeitura reafirma o compromisso com a valorização das forças de segurança e com a continuidade dos investimentos em tecnologia, capacitação e infraestrutura para garantir mais proteção e bem-estar aos parnanguaras.

Texto: SECOM / Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

GCM de Paranaguá apresenta balanço do primeiro semestre com mais de 1.600 atendimentos registrados

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


GCM de Paranaguá apresenta balanço do primeiro semestre com mais de 1.600 atendimentos registradosAvatar de Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Textos produzidos e enviados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá